A AGENDA 2030 DA ONU – A EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

FLÁVIA PIVA ALMEIDA LEITE, MARIA CRISTINA TEIXEIRA

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo a análise do direito à educação para a sustentabilidade nos cursos de graduação do ensino superior no Brasil, a partir da Agenda ONU 2030, documento que estabeleceu possibilidades específicas de ação no rol de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que nortearão ações de natureza global e nacional até 2030, para garantir o êxito deste documento que conferiu destaque à dimensão social, destacando a erradicação da extrema pobreza como principal desafio global, além a estabelecer como situação necessária para o desenvolvimento e redução das desigualdades. Neste contexto, a educação de qualidade, objeto do ODS 4, tem como finalidades a educação inclusão e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida. Dentre os objetivos deste ODS inclui-se a compreensão de que a educação é essencial para criar um mundo mais sustentável, equitativo e pacífico. A justificativa deste estudo se coloca a partir da importância que o meio ambiente e a sustentabilidade têm no período histórico, social e econômico que vivemos, no qual são questões fundamentais para a realização dos direitos fundamentais a manutenção dos países e da comunidade internacional. Tem como hipótese a verificação da realização da educação para a sustentabilidade, especialmente por meio da qualificação em cursos que tratem do meio ambiente como temática, nas instituições de ensino superior brasileiras da Região Sudeste do Brasil, a partir das informações contidas no Censo da Educação Superior no período entre 2016 e 2020. Para abordar o problema e atingir os objetivos realizaremos uma pesquisa exploratória com análise indireta de informações de caráter qualitativo, com a utilização de pesquisa bibliográfica e documental.


Palavras-chave


Agenda 2030; ODS 4; Educação para a sustentabilidade; Ensino superior.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21902/RevPercurso.2316-7521.v1i39.5433

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PERCURSO, e-ISSN: 2316-7521

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