OS FUNDOS DE PENSÃO E OS INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS: UMA CONVERGÊNCIA NECESSÁRIA

LUCIANA ANDRADE BARZI, DANIELA BAUMOHL WEINTRAUB

Resumo


O presente artigo tem o objetivo de demonstrar de forma sintética alguns conceitos básicos e importantes na gestão da carteira imobiliária.

O trabalho apresentado apresentará também a convergência de interesses entre os fundos de pensão e mercado imobiliário, enfatizando a importância e necessidade de retomada de investimentos imobiliários bem geridos como opção para cumprimento da meta atuarial dos fundos de pensão brasileiros.


Palavras-chave


Incorporação Imobiliária; Fundos de Pensão; Meta Atuarial

Texto completo:

PDF

Referências


BALARINE, Oscar Fernando Osorio. O uso da análise de investimentos em incorporações imobiliárias. Prod. [online]. 2004, vol.14, n.2, pp. 47-57.

BALDASSO, Paulo Cesar Perez. Investimentos em Real Estate: Uma Evolução Necessária para os Fundos de Pensão no Brasil- Estudo de Caso -VIII Seminário Internacional da Lares. . Setembro 2008

BOULIER, J. F.; DUPRÈ, D. Gestão financeira dos fundos de pensão. São Paulo: Pearson Educations do Brasil, 2003.

COSTA NETO, J. A. L.; BRIM JÚNIOR, J. V.; AMORIN, P. H. M. Estudo de modelo para análise prévia de viabilidade econômico-financeira de empreendimentos imobiliários em Salvador – Ba. 2003

CUNHA, André Tapajós. Previdência e Mercado Imobiliário: A Convergência de Interesses dos Fundos de Pensão e do Segmento Imobiliário. Texto para a Coluna NRE- POLI na Revista Construção Mercado. Setembro 2010.

DAMODARAN Aswath, Avaliação de Investimentos, Qualitymark Ed., 1997.

PEREIRA-LEITE, L.R. Estudo das Estratégias das Empresas Incorporadoras do Município de São Paulo no Segmento Residencial no Período 1960-1980. São Paulo, 2006. 245p. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

ROCHA LIMA JUNIOR, JOÃO DA. Decisão e Planejamento: Fundamentos para a Empresa e Empreendimentos na Construção. São Paulo: EPUSP, 2004. 54p. (Texto Técnico, Escola Politécnica da USP, Departamento de Engenharia de Construção Civil, TT/PCC/25).

ROCHA LIMA JR. ; GREGÓRIO.Carolina Andrea Garisto. Valuation e Investimento nas Ações das Empresas de Real Estate no Brasil: Cenário do Ciclo de Captação intensiva 2005-2007. VIII Seminário Internacional da LARES Mercados emergentes de Real Estate: novos desafios e oportunidades. Setembro 2008. Disponível emhttp://www.realestate.br/

SOUZA, Alceu; CLEMENTE, Ademir. Decisões financeiras e análise de investimentos: fundamentos, técnicas e aplicações. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.21902/rbp.v5i1.4730

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Rev. Bras. Prev, Curitiba, Paraná, Brasil. eISSN: 2317-0158

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.