COMPARATIVOS: RENDA DO INSS E RENDA PRIVADA

ANTÔNIO CORDEIRO FILHO, ANDERSON GUIMARÃES

Resumo


Discute-se muito e realiza-se pouco. As discussões acontecem numa função exponencial, mas os resultados vêm em decrementos. Essa é a verdade do nosso INSS. Cresceu tanto e segundo o governo atual, precisa de tantas reformas, que se perde no caminho. Comparar benefícios do INSS, mais especificamente com aqueles que se referem às aposentadorias, pensões, custeio e comparações com a previdência privada é o que mais interessa neste artigo.

Há um verdadeiro caminho de refém dos trabalhadores junto ao INSS que começa no primeiro emprego. Os recursos que entram nos cofres do Instituto não são suficientes para cobrir todos os custos.

Será verdade? Quais são os elementos de fato, que os debatedores se norteiam para chegar naquelas conclusões de que o INSS está sempre com déficit. Por isso, o artigo tem um relativo sentido histórico – pois a história é longa – e o que precede nas muitas reformas que se sucederam no Instituto Nacional do Seguro Social – INSS – deve ter suas raízes explicadas, embora algumas já estejam parcialmente superadas.

As análises efetivas e técnicas contabilmente e juridicamente na essência demonstram que não. Há sim, uma grande ineficiência do poder público relativamente ao pagamento de rendas ou proventos aos aposentados.

Dentro do regime da CLT a população mais carente está assistida sim, no seu geral, mas quando se compara os recursos que entram nos cofres do INSS de salários que ultrapassam o Teto do INSS, verifica-se que os valores compatíveis que a classe média necessita são outros.

Salários mais altos são justamente os mais afetados. Pode parecer politicamente incorreto bater nessa tecla, todavia, a academia não pode deixar sem análise as rendas ou proventos maiores da população envolvida com o INSS.

Essa população também paga muitos impostos e sofre os reveses de aposentadorias muito baixas em comparação com a vida de contribuinte ativo trabalhador no Brasil.

Para se aposentar e garantir a dignidade e a qualidade de vida daqueles que se dedicaram mais de trinta anos recolhendo ao Instituto, além dos valores recolhidos pelas suas empresas no mesmo período é uma longa e injusta maratona.

Ser classe média ou média alta não é feio e nem é defeito. É também a classe cuja família dependerá de uma renda futura. Ratifica-se que também pagam altos impostos e têm direito a uma aposentadoria digna e que proporcione qualidade de vida ao inativo, aos filhos, netos e agregados.

As diferenças e comparações financeiras constatadas neste trabalho são de arrepiar. Ainda dentro deste contexto se faz algumas comparações com outros países, mas de forma superficial.

De forma mais abrangente escolheu-se os EUA. O objetivo é apenas tecer considerações e reflexões como se fossem elos de ligação entre o que acontece no Brasil e em outros países.

Um deles é o Chile que tomou a decisão de acabar com a previdência pública e passou tudo para bancos privados.

A outra se refere, como retro descrito, a algumas análises sobre o que acontece nos EUA, que, em algumas nuances tem situações assemelhadas às do Brasil. Um da América Latina e outro da América do Norte.

Comparações de valores de PIB em relação à previdência, quadros analíticos de rentabilidade dos recursos acumulados também fazem parte do contexto.

O período analisado é longo, desde 1994, e somente chegou a 2013 devido a atualizações constantes e necessárias, mas o resultado é o que realmente interessou.

Os autores não se prenderam a atualizar valores de 2014 e 2015. Percebe-se que era absolutamente inócuo como será mostrado adiante.A verdade já ficou lá atrás – em 2013 - mas continuou nos anos seguintes.


Palavras-chave


Renda do INSS; Renda Privada

Texto completo:

PDF

Referências


SIQUEIRA, Thiago Barros de – “A Proteção da Idade Avançada no Regime Geral de Previdência Social” – Editora Conceito -2011.

ABRAPP, ICSS, SINDAPP – “Introdução à Previdência Complementar” – 2008.

MUNHOZ, José Luiz – “Previdência” – Um estudo comparado dos modelos Brasileiro e Chileno. Escola Nacional de Seguros – Funenseg – 2009.

AMARO, Meiriane N. A Previdência Social na América do Sul. Disponível em:

www.senado.gov.br/conleg/artigos/politicasocial/PrevidenciaSocialnaAmericadoSul.pdf Acesso em out 2007.

ANDERSEN, Gosta E. Uma Perspectiva Transatlântica da Política de Privatização Latinoamericana.

BOLETIM ESTATÍSTICO da Previdência Social, set 2007. Disponível em:

Ac.09/07

CASTIGLIONI, Rosana Pensões e Soldados: o Papel do Poder, dos Atores Políticos com Poder de Veto e das Ideologias sob o Regime Militar no Chile e no Uruguai. In: COELHO,

CHANG, Ha-Joon – “Economia – Modo de Usar” – Editora Schwarcz – 2014.

CORDEIRO, ANTONIO FILHO – “Cálculo Atuarial Aplicado” – Atlas 2010 – 1ª. E 2ª. Edições.- São Paulo.

TAFNER, Paulo; GIAMBIAGI, Fabio. Previdência no Brasil: debates, dilemas e

escolhas. Disponível em . Acesso em: abr. 2007.

CENSO Demográfico 2000. Disponível em . Acesso em ago. 2007.

FERREIRA, Sérgio G. Sistemas Previdenciários no Mundo: Sem “Almoço Grátis”. In: MPS - Disponível em: . Acesso em ago 2007. NOVOS PARADIGMAS na Previdência Social: Lições: Chile e Argentina. Disponível em: < http://www.ipea.gov.br/pub/ppp/ppp19/Parte_3.pdf> Acesso em nov 2007.

PINHEIRO, Ricardo P. A Demografia dos Fundos de Pensão. Coleção Previd/Social Vol. 24. Disponível em: Acesso em ago. 2007a.

PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Disponível em: Acesso em set 2007.

ALVES, José Eustáquio Diniz. A transição demográfica e a janela de oportunidade. São Paulo: Ed. Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, S.P., 2008. Disponível em: . Ac. em 10 jul. 2012.

Banco Mundial. Envelhecendo em um Brasil mais velho. Brasil: Banco Mundial, 2011. Dispnível em: . Ac. 10 jul. 2012.

IBGE. Projeção da população do Brasil, população brasileira envelhece em ritmo acelerado – comunicação social, 27 de novembro de 2008. Disponível em: . Acesso em 10 jul. 2012.

CONDE, Newton Cezar; ERNANDES, Ivan Sant’Ana. Atuaria para não atuários. São Paulo: Abrapp, ICSS, SINDAPP, 2007.

GAUDENZI, Patrícia Bressan Linhares. Tributação dos Investimentos em Previdência Complementar Privada – Fundos de Pensão, PGBL, VGBL, FAPI e outros. São Paulo/Salvador: Quartier Latin, 2008.

FIALDINI, Fabiana Ulson Zappa.A previdência privada e a incidência do imposto de renda. São Paulo:s.n,2007.

ABRAPP. Informações do Mercado. Disponível em: . Acesso em 10 mai. 2010.

FENAPREVI. Custos. Disponível em: . Acesso em 06 jan. 2010.

FOLHA INVEST. Folha Online - O melhor fiscal do seu plano de previdência é você. Disponível em: . Acesso em 24 mai. 2010.

GRECO PLANNER. Previdência Privada. Disponível em: . Acesso em: 22 mai. 2010.

IGF. Aposentadoria - Quais são as taxas cobradas nos planos de previdência complementar? Disponível em: . Acesso em 24 mai. 2010.

JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO. 15 maiores fundos de pensão administram 70% do total do País divulgado em 27/02/2009. Disponível em . Acesso em: 22 mai. 2010.

JORNAL O GLOBO. Previdência Social apresentou déficit de R$ 3,7 bilhões em janeiro. Disponível em: . Acesso em: 21 mai. 2010.

NAVARRO, Conrado. O importante é planejar o futuro. Hoje. Disponível em: . Acesso em: 22 mai. 2010

OLSSON, Clecio Roberto. Previdência privada é qualidade de vida divulgado em 22/09/2009. Disponível em: . Acesso em: 22 mai. 2010.

PREVIDÊNCIA SOCIAL. Idoso – Cidadão Brasileiro - Informações sobre serviços e direitos. Disponível em: .Acesso em: 21 mai. 2010.

PREVIDÊNCIA SOCIAL. Tesouro não cobrirá mais rombos de fundos de pensão estatais. Disponível em . Acesso em: 23 mai. 2010.

ROMITA, Arion Sayão. Estrutura da Relação de Previdência Privada (Entidades Fechadas). Disponível em: . Acesso em: 21 mai. 2010.

SCRIVANO, Roberta. Mulheres detêm 44% dos planos de previdência. Disponível em: . Acesso em: 22 mai. 2010.

SIGMADATA. Auditoria Atuarial. Disponível em: divulgado em 2001. Acesso em 22 mai. 2010.

http://www.antigofgvdados.fgv.br/dsp_frs_pai_ferramentas.asp

CHAN, Betty, Lillian e Martins, Gilberto de Andrade. Fundamentos da Previdência Complementar – da atuária à contabilidade. São Paulo: Editora Atlas – 2010.

HTTP://www1.previdencia.gov.br/suplemento/11_01_19_01.asp

HTTP://www.ibge.br/home/estatistica/indicadores/precos/inpc_ipca/ipca-inpc_201203_1.shtm

HTTP://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp108.htm

HTTP://www.previdencia.gov.br/ ReHTTP://mpas.gov.br/




DOI: http://dx.doi.org/10.21902/rbp.v7i1.4600

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Rev. Bras. Prev, Curitiba, Paraná, Brasil. eISSN: 2317-0158

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.