CASA TREZE STUDIO: A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO SOB A ÓTICA DO DESIGN COLABORATIVO E A CONTRACULTURA

Fernando Correa e Castro Nascimento Pizzo, Arabella N. G. da Silva

Resumen


O presente artigo propõe-se discutir a importância de maximizar processos criativos em busca de inovação no ato de empreender, com o intuito de incorporar ao trabalho um clima organizacional em que a empresa se torne um espaço colaborativo, englobando diversas áreas – propaganda, web design, animação, artes visuais, cine e vídeo, rádio, fotografia, web e mídias sociais. Nesse espaço de design colaborativo, os núcleos são compostos por pessoas com diferentes capacidades individuais, relações interpessoais, bagagens culturais, aprendizados acadêmicos e vivências profissionais, com o objetivo de alcançar soluções criativas, ideias inovadoras e serviços de qualidade que possam superar as expectativas de resultados bem como trazer ao coletivo a possibilidade de reinventar-


Palabras clave


Empreendedorismo, design colaborativo, coletivo criativo, contracultura, reposicionamento de marca.

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Referencias


ARAÚJO, Rogério Bianchi de. Resenha de Contracultura através dos tempos: do mito de Prometeu à cultura digital. Revista Comunicação e Inovação. Universidade Municipal de São Caetano do Sul, 2008.

BOM ANGELO, E. Empreendedor Corporativo: a nova postura de quem faz a diferença. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

BRIAN, R. Holacracy: The Revolutionary Management System that Abolishes Hierarchy. Penguin Books, 2015.

BRASIL. Lei no 12.441, de 11 de julho de 2011a. Altera a Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil), para permitir a constituição de empresa individual de responsabilidade limitada. Diário Oficial da União: Brasília, 12 de julho de 2011. Disponível em:

Acesso em: 29 nov. 2015.

BUENO, Victor Leonard Gaspar. Inovação em Modelos de Negócio: Um estudo sobre a aplicação do Design Thinking na inovação em modelos de negócio. FEAUSP, 2013.

BURTIN-VINHOLES, S. Dicionário de Francês. São Paulo: Globo,1991.

CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.

CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor: empreendedorismo e viabilidade de novas empresas : um guia eficiente para iniciar e tocar seu próprio negócio. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

CRACKNELL, Andrew. The Real Mad Men: The Renegades of Madison Avenue and the Golden Age of Advertising. Running Press, 2012.

DICKEN, P. Global shift: mapping the changing contours of the world economy. Londres: Sage, 2011.

ECONOMIA CRIATIVA: A força dos coletivos criativos. Estudos e Pesquisas, SEBRAE, 2014.

EMPREENDEDORISMO NO BRASIL. Relatório Executivo. Global Entrepreneurship Monitor. 2014.

FONSECA, Thais Nivia de Lima e. Iluminismo e Reforma: civilidade, educação moral e práticas culturais dos professores régios. Revista Monumenta. Universidade Federal de Minas Gerais, 2011.

FRANCO, R. Holocracia – O fenômeno dos coletivos. Disponível em: http://puro.cc/holocracia-o-fenomeno-dos-coletivos/. Acesso em: 25 out. 2015.

FRIED, Jason. Porque não se trabalha no trabalho. Palestra TED Talks, 2010.

GOFFMAN, Ken; JOY, Dan. Contracultura através dos tempos. Do mito de Prometeu à cultura digital. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007.

KIELING, Ana Paula; KAULING, Graziela; MULLER, Jactania; FIALHO, Francisco. Aspectos Interdisciplinares em Design Thinking: um enfoque na Administração de Negócios, Moda e Psicologia Social. UFSC, 2013.

KISS, E. Design Thinking: Design como Inspiração para Inovação e Transformação Organizacional. SENAI São Paulo design. São Paulo, 2010.

LEMOS, André. Cibercultura, Cultura e Identidade. Em Direção a uma “Cultura Copyleft”?. Revista Contemporânea. Universidade Federal da Bahia, 2004.

LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

MASCARENHAS, Rodrigo Moll. Gestão Colaborativa e Comprometimento Organizacional: O Caso do Coletivo Palavra. Centro Universitário de Brasília, 2012.

MATTAR, F. Pesquisa de Marketing: metodologia e planejamento. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

MORAES, Dijon de. Metaprojeto: O Design do Design. São Paulo: Blucher, 2010.

NEVES, José Luiz. Pesquisa Qualitativa - Características, Usos e Possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v.1, n.3, 1996.

NISKIER, Arnaldo. Filosofia da educação: uma visão crítica. São Paulo: Loyola, 2001.

OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração. Catalão: UFG, 2011.

PAINE, T. Common Sense. [S.I.]: Forgotten Books, 2008.

PEREIRA, Carlos Alberto Messender. O que é Contracultura. São Paulo: Brasiliense,1984. 2.ed.

PINHEIRO, Tennyson. ABCDesign: Um Novo “D”esign. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2015.

SCHUMPETER, J. Capitalism, Socialism and Democracy. New York: Harper, 1975.

WEIL, Pierre. Nova Linguagem Holística: Pontes sobre as fronteiras das ciências físicas, biológicas, humanas e as tradições espirituais. Rio de janeiro: Espaço e Tempo, CEPA, 1987.

WENDLING, Gabriel; PIZZANO, Fernando Correa e Castro Nascimento. Mudando Caminhos. Release Institucional Casa Treze Studio. 2013.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

ZENI, Alencar Buratto. Educação e autonomia no Iluminismo.




DOI: http://dx.doi.org/10.21902/RevPercurso.2316-7521.v2i15.6680

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


PERCURSO, e-ISSN: 2316-7521

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.