O PACTO GLOBAL E A RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS BRASILEIRAS

Maria de Lourdes de SOUZA

Resumen


RESUMO

A pesquisa a ser realizada versa sobre a responsabilidade social das empresas que vem sendo amplamente questionada e impõe novos desafios para gerenciar seus negócios, ocasionando medidas de emergências para enfrentar os problemas sociais, por não ser mais viável a convivência abrupta da inovação tecnológica de um lado e a degradação da vida humana de outro. No ano de 2000 a Organização das Nações Unidas apresentou o Pacto Global trazendo Dez Princípios, “que fornecem uma linguagem universal para a responsabilidade corporativa e uma estrutura para orientar todas as empresas, independentemente de seu tamanho, complexidade ou localização”. A sua efetividade depende da atuação do Estado, das empresas e da sociedade civil. A investigação desse trabalho vai possibilitar a verificação da responsabilidade social das empresas no Brasil, com relação as imposições do Pacto Global da ONU, uma vez que as ações humanitárias desenvolvidas no país não têm contribuído de forma eficaz para a melhoria da realidade social. Também, possibilitará definir as responsabilidades dos Estados, que no presente caso serão: atuação através de normas definidas em leis e regulamentos; fiscalização e ação judicial por meio de suas decisões. [...]


Texto completo:

PDF (Português (Brasil))


DOI: http://dx.doi.org/10.21902/RevPercurso.2316-7521.v2i33.4429

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


PERCURSO, e-ISSN: 2316-7521

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.