As imagens de leitor-espectador no/do texto dramático: a interação entre o texto dramático e seu leitor-espectador-modelo.
Resumen
Resumo
Ao se pensar a leitura do texto dramático, a reflexão sobre a figura do leitor-espectador, identidade leitora gerada pela tessitura da composição dramática, comparece de modo vigoroso. Pois, esta projeta as representações de leitor (seu leitor-modelo, conforme Umberto Eco) capazes de cooperar com a concretização de seu mundo possível e de seu potencial cênico. E isso porque o pacto de leitura entre
o texto dramático e suas imagens de leitor-espectador se desenvolve pela articulação do conflito vivido pelas personagens com a orquestração da diversidade de linguagens cênicas que compõem o texto dramático, que se caracteriza por ser uma partitura em estado de espera por sua encenação imaginária ou materializada no palco, como espetáculo. Em ambos os casos a encenação criada ― mediada por rubricas, diálogo/solilóquio, apresentação e ação da(s) personagem(ns), gestual, atos, cenas, espaços (dramático, cênico e teatral), conflitos, etc. ― representa uma escolha de leitura, um modo de concretizar o universo possível, a potencialidade cênica (a teatralidade) da composição dramática.
Palavras-chave: leitura, leitor, texto dramático, leitor modelo, cooperação, imagens de leitor-espectador.
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PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.21902/RevPercurso.2316-7521.v1i11.433
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PERCURSO, e-ISSN: 2316-7521
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