Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Percurso, publicação oficial do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA), de circulação nacional e internacional, com periodicidade anual, destina-se à veiculação de artigos científicos e resenhas, frutos das atividades de pesquisas, leituras e discussões acadêmicas relativas a todos os assuntos de relevância academica, em diálogo interdisciplinar.

Sua principal vocação é agregar valor científico ao debate sobre os temas relacionados ao universo acadêmico, trazendo a contribuição de trabalhos vinculados a programas de graduação e pós-graduação do Brasil e do exterior.

Visando à qualificação dos debates e a manutenção e progressão da Revista no sistema Qualis, da CAPES (órgão oficial do Ministério da Educação brasileiro), rege-se a publicação pelas normas editoriais para a elaboração, a apresentação e a análise de textos, propostas pela Editoria da Revista.

 

Políticas de Seção

ARTIGOS

##section.default.policy##

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RESENHAS

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

EDITORIAL

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

CASO DE ENSINO

Caso de Ensino

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RESUMOS

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

No que tange ao processo de avaliação de artigos submetidos à Revista Percurso é caracterizado por um sistema de dupla avaliação e envolve duas etapas sequenciais: o desk review e a avaliação pelos pareceristas.

Na desk review, os editores se reúnem e analisam, sem qualquer identificação dos autores, os artigos recebidos para avaliar sua pertinência ao escopo da revista e seu potencial para contribuir, significativamente, para o conhecimento no campo de estudo deste periódico científico. Quando necessário, os editores envolvem membros do comitê científico nesse processo.

Quando o trabalho submetido não for adequado às políticas da revista os autores são comunicados sobre a decisão, em até sessenta dias contados a partir da data de submissão. Os artigos aprovados na etapa de desk review, são encaminhados a dois especialistas que compõem o corpo de pareceristas da revista para avaliação no sistema Double Blind Review, ou a pesquisadores externos selecionados pelo seu conhecimento da área de estudo do artigo.

Os pareceristas são professores e pesquisadores associados a programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino nacionais ou estrangeiras. Os artigos são avaliados considerando-se a relevância do tema estudado para o direito, a redação, o encadeamento lógico da revisão teórica com a utilização de referências apropriadas, a adequabilidade dos procedimentos metodológicos, a profundidade e a consistência das análises, o delineamento das conclusões e a relevância das contribuições, mediante formulário pré-definido fornecido aos pareceristas. Esta etapa do processo de avaliação pode durar até três meses, sendo que ao seu término, os autores são comunicados sobre a decisão editorial.

Quais são os resultados possíveis?
Após, a avaliação, o Editor irá tomar as seguintes decisões:

  • Aceito;
  • Pequenas correções;
  • Correções requeridas;
  • Rejeitado.

Quando os pareceristas solicitarem ajustes no artigo, será concedido aos autores, a critério do editor, um prazo entre trinta e sessenta dias para a incorporação das sugestões e correções requeridas. Após a realização dos ajustes solicitados e constatação destes pelos pareceristas e editores, os artigos são submetidos à revisão ortográfica, gramatical e de adequação às normas adotadas pela revista e à editoração final do documento. A conclusão desse processo não implica a publicação imediata do artigo, cabendo aos editores, de acordo com as políticas editoriais, elaborar as pautas e decidir o momento apropriado para a publicação.

Observação: Se houver divergências entre os avaliadores, o Editor poderá selecionar um terceiro avaliador ou rejeitar o manuscrito.

 

Periodicidade

A partir de 2019, a edição será trimestral:

Janeiro-Março;

Abril-Junho;

Julho-Setembro;

Outubro-Dezembro.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Taxas de Processo e Publicação dos Artigos

Este periódico não cobra as seguintes taxas aos autores:

a) submissão de artigo: 0,00 (BRL)
Não são cobradas taxas de submissão de artigo

b) processamento: 0,00 (BRL)
não são cobradas taxas de processamento e publicação dos artigos

A revista não cobra taxas de autores e nem de leitores para os artigos submetidos.