Olhares contemporâneos sobre consumo em bares e casas noturnas

Maria Heriqueta Sperandio Garcia GIMENES

Resumo


RESUMO

Entender o consumo de bares e casas noturnas nas sociedades contemporâneas demanda compreender a própria complexidade que envolve a freqüência a esses estabelecimentos na atualidade. Nesse sentido, este artigo discute as especificidades do consumo de tais espaços pautando-se em entrevistas realizadas na cidade de Curitiba (PR) e buscando evidenciar bares e casas noturnas não apenas como estabelecimentos voltados ao serviço de refeições, mas também como locais de lazer urbano, propícios para relacionamentos interpessoais e favoráveis para a vivênciada sociabilidade nas mais diversas formas.

Palavras-chave: bares, casas noturnas, consumo, lazer, sociabilidade.

ABSTRACT

In order to understand bar and night club consumption in contemporary societies it is necessary to understand the complexity involved in the frequentation of such establishments nowadays. This article therefore discusses the specificities of said consumption. The discussion is based on interviews conducted in the city of Curitiba (Brazil), with an eye toward evidence that bars and night clubs are not only establishments that serve food and drink, but also spaces of urban leisure, where interpersonal relationships thrive and sociability can be experienced in various different forms.

Keywords: bars, night-clubs, consumption, leisure, sociability.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.