Supply Chain Management e Valorização de Atributos de Qualidade por Consumidores de Carne Bovina
Abstract
Este estudo analisa os atributos da carne bovina mais valorizados pelos consumidores no momento da compra no estado do Paraná, estado em que ações para criação de valor por diferenciação nessa cadeia têm sido desenvolvidas. Utilizam-se as abordagens de Supply Chain Management e Market Orientation, compreendendo que empresas presentes em uma cadeia produtiva buscam vantagem competitiva por meio da criação de valor para os consumidores, uma vez que a percepção da qualidade, que levará à intenção de compra, é formada por meio dos atributos percebidos nos produtos. Uma pesquisa quantitativa com 131 respondentes foi realizada. Os principais resultados indicam uma valorização dos seguintes atributos da carne bovina: aparência, quantidade de gordura, estabelecimento de compra, preço e forma de armazenamento. Além disso, há uma diferença aparentemente contextual nos resultados referentes aos atributos relacionados à ética, sustentabilidade e questões sanitárias, sendo esses pouco valorizados no contexto brasileiro. Nas considerações finais são destacadas as contribuições teóricas e implicações gerenciais deste estudo, bem como limitações e sugestões para pesquisas futuras.
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