Intenção Empreendedora na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT): Campus de Cuiabá e Rondonópolis
Abstract
Objetivo do estudo: Investigar a intenção empreendedora (IE) de estudantes do Curso de Bacharelato em Administração, em uma instituição de ensino superior (IES) pública, em Mato Grosso, Brasil, nas cidades de Cuiabá e de Rondonópolis.
Metodologia/Abordagem: O método foi quatitativo, com abordagem descritiva, adotando a Análise Fatorial Exploratória (AFE) unidimensional, com o intuito de confirmar a validade interna dos construtos da Teoria do Comportamento Planejado (TCP) e externos sobre o contexto onde a IES está inserida e as politicas públicas para empreendedorismo. Utilizou-se o Entrepreneurial Intention Questionnaire (EIQ) para coleta de dados, onde 475 estudantes de Administração responderam à pesquisa, sendo 279 em Cuiabá e 196 em Rondonópolis.
Originalidade/Relevância: O uso da abordagem da TCP e do instrumento EIQ, em dois campus de uma IES, reforça e amplia a validade teórica de construtos internos e externos.
Principais resultados: A baixa intenção empreendedora entre os estudantes do Curso de Bacharelato em Administração, de Cuiabá e Rondonópolis, se revelou desde o inicio. Há influência contextual externa, em detrimento à variável atitude pessoal.
Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo contribui com a teoria da TCP e com as pesquisas sobre IE, ampliando o entendimento de que o contexto onde as IES estão inseridas e as políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo podem também influenciar a intenção de empreender de estudantes universitários.
Contribuições para a gestão: Com modelo teórico consolidado e com instrumento de coleta de dados validado, o estudo poderá ser replicado em IES, de acordo com seu ambiente e as características específicas, oportunizando investigar a IE de alunos de cursos de graduação, em Administração.Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))Refbacks
- There are currently no refbacks.