Administração de serviços: um estudo sobre o atendimento ao cliente nas organizações do segmento clínico-odontológico na cidade de Teixeira de Freitas - Bahia, no ano de 2022.

Aline Fonseca Gomes, Ábner Lopes Xavier, Emilly Lobeu de Oliveira, Joran Joshwa Morais Brito, Nickollas Heitor Teixeira Costa, Pedro Henrique Silva Queiroz, Tiago Batista de Souza

Abstract


O presente trabalho visa abordar possíveis ações para que haja melhoria do atendimento ao cliente na cidade de Teixeira de Freitas, localizada no Extremo sul do estado da Bahia, por meio de estudos de pesquisa de campo, especificamente, nas organizações do segmento clínico-odontológico. Tem-se como objetivo geral compreender como pode-se promover a melhoria do atendimento aos clientes considerando as ações verificáveis que corroboram para que os clientes sejam agradavelmente atendidos e para que as clínicas atendam de maneira mais eficiente aos clientes, a fim de que esses sintam-se satisfeitos e deseje retornar ao estabelecimento. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de base bibliográfica e de campo em que se estuda o atendimento que as empresas, em específico as clínicas odontológicas de Teixeira de Freitas, têm a proporcionar para os seus clientes e, também, sua importância para o sucesso da empresa. Após observação sobre o objeto de estudo, identifica-se que, na pesquisa de campo realizada, obteve-se respostas quanto a se há treinamento de funcionários nas empresas e como este funciona, se há a capacidade de se fazer uma fidelização com os clientes e também quais as ferramentas que as empresas utilizam para fazer essa fidelização com os clientes. É possível concluir com este trabalho que, ainda se faz necessário investir na melhoria da comunicação dos colaboradores com os seus clientes, investir no treinamento e na capacitação dos colaboradores, estabelecendo e buscando uma padronização de um protocolo de atendimento. Sendo que, como proposta, haja um desenvolvimento de um treinamento para os funcionários, a fim de ter maior padronização dos procedimentos e de maiores chances de fidelização; aplicação de outras formas de obter o feedback, para que dessa forma a empresa saiba como está seu atendimento e possa entender onde exatamente melhorar. A finalidade do trabalho é ajudar a estabelecer esses parâmetros que auxiliam no atendimento ao cliente com o intuito de o melhorar.

Keywords


Melhoria; Atendimento; Cliente; Fidelização.

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