PERCEPÇÕES DE SUCESSO E FRACASSO DE EMPREENDEDORES: UM ESTUDO EM UMA CIDADE DE MÉDIO PORTE

Beatriz Rodrigues Silva Bockorni, Almiralva Ferraz Gomes, Rita de Cássia Oliveira Lima Alves

Resumo


Existe uma pluralidade de fatores pelos quais se pode perceber o sucesso e o fracasso. Tais percepções podem variar de um indivíduo para o outro. Desse modo, o presente artigo se propôs a analisar a percepção de sucesso e de fracasso de empreendedores que atuam em uma cidade de médio porte do interior baiano. De natureza empírica e do tipo descritivo-exploratória, optou-se pelo estudo de caso, com múltiplas unidades de análise e análise de conteúdo para tratamento qualitativo dos dados coletados por meio da técnica de snow ball com nove empreendedores. O estudo verificou que o sucesso foi definido, para os sujeitos investigados, como o alcance dos objetivos, obtenção de lucro e manutenção do empreendimento. Além disso, as percepções de sucesso e fracasso foram associadas à trajetória dos indivíduos e os fatores pessoais tiveram preponderância aos financeiros.


Palavras-chave


Empreendedorismo; Fracasso; Sucesso.

Texto completo:

PDF

Referências


AMARANTE, Juliana Marangoni; GORAIEB, Marcelo Ribeiro; MACHADO, Hilka Pelizza Vier. Concepções de sucesso e de fracasso empreendedor. Revista Pretexto, Belo Horizonte, v. 15, n. 2, p. 28-40, 2014. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições Setenta, 2004.

BRUNO Albert; MCQUARRIE, Edward; TORGRIMSON, Carol. The evolution of new technology ventures over 20 years: patterns of failure, merger and survival. Journal of Business Venturing, [Online], v. 7, n. 4, p. 291-302, 1992. Disponível em: < https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/088390269290003A >. Acesso em: 11 mar. 2019

DANN, Susan. Gender differences in self-perceived success. Women in Management Review, [Online], v. 10, n. 8, p. 11-18, 1995. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019

DEMO, Pedro. Pesquisa Participante: Mito e Realidade. Brasília: UnB/INEP, 1982.

DOBBINS, Richard; PETTMAN, Barrie. Self Development: The nine basic skills for business success. Journal of Management Development. [Online], v, 16. n. 8, p. 521-667, 1997. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2019

DORNELAS, José. Empreendedorismo na prática: mitos e verdades do empreendedor de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovação e Espírito empreendedor (entrepreneurship): Práticas e Princípios. 11. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

ETYMONLINE. Success. 2019a. Disponível em: . Acesso em: 24 mar. 2019.

ETYMONLINE. Failure. 2019b. Disponível em: . Acesso em: 24 mar. 2019.

FARAH, Osvaldo Elias et al. O Empreendedor. In: FARAH, Osvaldo Elias; CAVALCANTI, Marly.; MARCONDES, Luciana Passos. Empreendedorismo Estratégico. São Paulo: Cengage Learning, 2008. Cap.1, p.1-15.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. O mini dicionário da língua portuguesa. 6 ed. Curitiba: Posigraf, 2004.

FILION, Louis Jacques. Visão e relações: elementos para um metamodelo empreendedor. RAE, São Paulo, v. 33, n. 6, p.50-61, nov./dez. 1993.

_____. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. RAE, São Paulo v. 34, n. 2, p. 6-28, 1999.

_____. Visão e relações: elementos para um metamodelo empreendedor. RAE, São Paulo, v. 33, n. 6, p.50-61, nov./dez. 1993.Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019

FISHER, Rosemary; MARITZ, Alex; LOBO, Antonio. Evaluating entrepreneurs’ perception of success: Development of a measurement scale. International Journal of Entrepreneurial Behavior e Research, [s.l.], v. 20 n. 5, 2014, p.478-492. Disponível em: . Acesso em: 14 jan. 2019.

GEROLIM, Jhonni Kleyto dos Santos; ALBUQUERQUE, Alexandre Farias; VERGA, Everton. Comportamento Empreendedor do Dirigentes de Pequenas Empresas do Setor Varejista e de Serviços em Três Lagoas - MS. In: ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS, 6., 2010, Recife. Anais... Recife: Editora Eletrônica Uni Soluções, 2010.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

______. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES, Almiralva Ferraz; LIMA, Juvêncio Braga de; CAPEELLE, Mônica Carvalho Alves. Do Empreendedorismo à noção de Ações Empreendedoras: reflexões teóricas. Revista Alcance, Itajaí, v. 20, p. 203-220, 2013. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019

GOMES, Almiralva Ferraz. Ação empreendedora e relações de gênero: um estudo multicasos na cidade de Vitória da Conquista, Bahia. 2010. 440 f. Tese (Doutorado em Administração). Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2010.

GREATTI, Ligia; SENHORINI, Vilma Meurer. Empreendedorismo: Uma visão Comportamentalista. In: ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS, 1., 2000, Maringá. Anais... Maringá: ANEGEPE, 2000.

GUPTA, Parvinder. Concept of Success among Executives. Vikalpa, [s.l.], v. 24, n. 2, p.23-34, 1999. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019

HIRISH, Robert; PETERS, Michael. Empreendedorismo. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

HIRISH, Robert; PETERS, Michael; SHEPARD, Dean. Entrepreneurship. 10. ed. New York: McGraw-Hill Education, 2016.

ITUASSU, Cristiana Trindade; TONELLI, Maria José. Notas sobre o conceito de sucesso: sentidos e possíveis (re)significações. RAM, São Paulo. 2012, v. 13, n. 6, p.197-224. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019

JENKINS, Anna; MCKELVIE, Alexander. What is entrepreneurial failure? Implications for future research. International Small Business Journal: Researching Entrepreneurship, [s.l.], v. 34, n. 2, p.176-188, Mar. 2016. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019

JULIEN, Pierre-André. Empreendedorismo regional e a economia do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2010.

LENZI, Fernando César; SANTIAGO, Nelson Marcelo. A ação empreendedora. In: LENZI, F. C.; KIESEL, Marcio Daniel; ZUCCO, Fabricia Durieux. A ação empreendedora. São Paulo: Editora Gente, 2010.

MACHADO, Hilka Pelizza Vier; ESPINHA, Pedro Guana. Reflexões sobre as dimensões do fracasso e mortalidade de pequenas empresas. Revista Capital Científico, Guarapuava, v. 3, n.1, p.51-64 jan./dez. 2005. Disponível em: . Acesso em: 07 mar. 2019

MACHADO, Hilka Pelizza Vier; ST-CYR, Louise; MIONE, Anne; ALVES, Marcia Cristina Moita. O processo de criação de empresas por mulheres. RAE, São Paulo, v. 2, n.2, jul./dez, 2003. Disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2019

MCCARTAN-QUINN, Danielle; CARSON, David. Issues which impact upon marketing in the small firm, Small business economics, v. 21, n. 2, p. 228-239, 2001. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019

MINELLO, Italo Fernando. Resiliência e insucesso empresarial: um estudo exploratório sobre o comportamento resiliente e os estilos de enfrentamento do empreendedor em situações de insucesso empresarial, especificamente em casos de descontinuidade do negócio. 2010. Tese (Doutorado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

MINELLO, Italo Fernando; ALVES, Letícia da Costa; SCHERER, Laura Alves. Competências do empreendedor frente ao insucesso empresarial. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 14., 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: FEA/USP, 2011.

MINELLO, Italo Fernando; BÜRGER, Rafaela Escobar; KRÜGER, Cristiane. Características Comportamentais Empreendedoras: Um Estudo com Acadêmicos de Administração de uma Universidade Brasileira. Revista de Administração da UFSM, Santa Maria, v. 10, p. 72-91, 2017. Disponível em: . Acesso em: 21 jul. 2019

MOCELIN, Daniel Gustavo; AZAMBUJA, Lucas Rodrigues. Empreendedorismo intensivo em conhecimento: elementos para uma agenda de pesquisas sobre a ação empreendedora no Brasil. Sociologias, Porto Alegre, v. 19, n. 46, p. 30-75, dez. 2017. Disponível em: . Acesso em: 24 fev. 2019.

PAULINO, Alice Dias; ROSSI, Sonia Maria Morro. Um Estudo de caso sobre Perfil Empreendedor: Características e traços de personalidade empreendedora. In: ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS, 3., 2003, Brasília. Anais... Brasília: UEM/UEL/UnB, 2003, p. 205-220.

REIJONEN, Helen; KOMPULA, Raija. Perception of success and its effects in small firm performance, Journal of Small Business and Enterprise Development, Finland, v. 14, n. 4, 2007. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2019

RIQUELME, Hernán; WATSON, John. Do venture capitalists' implicit theories on new business success/failure have empirical validity? International Small Business Journal, [Online] Londres, v. 20, n. 4, p. 393-420, 2002. Disponível em: . Acesso em: 14 abr. 2019.

ROBINSON, Sherry. Business Failure Rates: A look at sex and location. Academy of Entrepreneurship Journal, London, v.13, n.1, p.45-56, jul. 2007. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019

ROGERS, Everett. Diffusion of Innovation. New York: Free, 1995.

ROSEMAN, Ira; SMITH, Craig. Appraisal theory: overview, assumptions, varieties, controversies. In: SCHERER, Klaus; SCHORR, Angela; JOHNSTONE, Tom. (Org.) Appraisal processes in emotion: Theory, methods, and research. Nova Iorque: Oxford University Press, 2001. Cap.1, p.3-19.

SCHUMEPTER, Joseph Alois. A Teoria do Desenvolvimento Econômico. 2. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

SCHWERZ, Marina Marta Grinwald; SILVEIRA, Amélia. O que significa sucesso pessoal e em organizações? A visão de mulheres que empreendem em micro e pequenas empresas no extremo oeste de Santa Catarina. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 13., 2010, São Paulo. Anais... São Paulo: 2010.

SEBRAE. 10 Anos de Monitoramento da Sobrevivência e Mortalidade de Empresas. São Paulo: SEBRAE-SP, 2008. Disponível em: < https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/SP/Pesquisas/10_anos_mortalidade_relatorio_completo.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2019

______. Doze anos de monitoramento da sobrevivência e mortalidade de empresas. São Paulo: SEBRAE-SP, 2010. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2019

______. Causa Mortis: O sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros 5 anos de vida. São Paulo: SEBRAE-SP, 2014. Disponível em: . Acesso em: 25 jun. 2019

______. Sobrevivência das empresas no Brasil. Brasília: SEBRAE, 2016. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019

SHANE, Scott; VENKATARAMAN, S Sankaran. The promise of entrepreneurship as a field of research. Academy of Management Review, New York, v. 25. n. 1. p. 217-226, jan. 2000.

SMITH, Adam. Riqueza das nações. Rio de Janeiro: Editora Ediouro, 1986.

VERGA, Everton; SOARES DA SILVA, Luiz Fernando. Empreendedorismo: evolução histórica, definições e abordagens. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, [online], São Paulo, v. 3, n. 3, p. 3-30, 2014. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2019

VINUTO, Juliana. A amostragem em bolsa de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, Campinas, v. 22, n. 44, p. 203-220, 2014. Disponível em: . Acesso em: 11 mai. 2019

WALKER, Elizabeth; BROWN, Alan. What success factors are important to small business owners? International Small Business Journal [Online], v. 22, n.6, p.557-594, 2004. Disponível em: . Acesso em: 11 abr. 2019

WEINER, Bernard. Attribution Theory. The Corsini Encyclopedia of Psychology, [s.l.], p.558-563, 30 jan. 2010.

WESTHEAD, Paul; UCBASARAN, Deniz; WRIGHT, Mike. Decisions, Actions, and Performance: Do Novice, Serial, and Portfolio Entrepreneurs Differ? Journal of Small Business Management, [Online], v. 43, n. 4, p. 393-417, out. 2005. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.