PERCEPÇÕES DE SUCESSO E FRACASSO DE EMPREENDEDORES: UM ESTUDO EM UMA CIDADE DE MÉDIO PORTE
Resumen
Existe uma pluralidade de fatores pelos quais se pode perceber o sucesso e o fracasso. Tais percepções podem variar de um indivíduo para o outro. Desse modo, o presente artigo se propôs a analisar a percepção de sucesso e de fracasso de empreendedores que atuam em uma cidade de médio porte do interior baiano. De natureza empírica e do tipo descritivo-exploratória, optou-se pelo estudo de caso, com múltiplas unidades de análise e análise de conteúdo para tratamento qualitativo dos dados coletados por meio da técnica de snow ball com nove empreendedores. O estudo verificou que o sucesso foi definido, para os sujeitos investigados, como o alcance dos objetivos, obtenção de lucro e manutenção do empreendimento. Além disso, as percepções de sucesso e fracasso foram associadas à trajetória dos indivíduos e os fatores pessoais tiveram preponderância aos financeiros.
Palabras clave
Texto completo:
PDF (Português (Brasil))Referencias
AMARANTE, Juliana Marangoni; GORAIEB, Marcelo Ribeiro; MACHADO, Hilka Pelizza Vier. Concepções de sucesso e de fracasso empreendedor. Revista Pretexto, Belo Horizonte, v. 15, n. 2, p. 28-40, 2014. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019
BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições Setenta, 2004.
BRUNO Albert; MCQUARRIE, Edward; TORGRIMSON, Carol. The evolution of new technology ventures over 20 years: patterns of failure, merger and survival. Journal of Business Venturing, [Online], v. 7, n. 4, p. 291-302, 1992. Disponível em: < https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/088390269290003A >. Acesso em: 11 mar. 2019
DANN, Susan. Gender differences in self-perceived success. Women in Management Review, [Online], v. 10, n. 8, p. 11-18, 1995. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019
DEMO, Pedro. Pesquisa Participante: Mito e Realidade. Brasília: UnB/INEP, 1982.
DOBBINS, Richard; PETTMAN, Barrie. Self Development: The nine basic skills for business success. Journal of Management Development. [Online], v, 16. n. 8, p. 521-667, 1997. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2019
DORNELAS, José. Empreendedorismo na prática: mitos e verdades do empreendedor de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovação e Espírito empreendedor (entrepreneurship): Práticas e Princípios. 11. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
ETYMONLINE. Success. 2019a. Disponível em: . Acesso em: 24 mar. 2019.
ETYMONLINE. Failure. 2019b. Disponível em: . Acesso em: 24 mar. 2019.
FARAH, Osvaldo Elias et al. O Empreendedor. In: FARAH, Osvaldo Elias; CAVALCANTI, Marly.; MARCONDES, Luciana Passos. Empreendedorismo Estratégico. São Paulo: Cengage Learning, 2008. Cap.1, p.1-15.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. O mini dicionário da língua portuguesa. 6 ed. Curitiba: Posigraf, 2004.
FILION, Louis Jacques. Visão e relações: elementos para um metamodelo empreendedor. RAE, São Paulo, v. 33, n. 6, p.50-61, nov./dez. 1993.
_____. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. RAE, São Paulo v. 34, n. 2, p. 6-28, 1999.
_____. Visão e relações: elementos para um metamodelo empreendedor. RAE, São Paulo, v. 33, n. 6, p.50-61, nov./dez. 1993.Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019
FISHER, Rosemary; MARITZ, Alex; LOBO, Antonio. Evaluating entrepreneurs’ perception of success: Development of a measurement scale. International Journal of Entrepreneurial Behavior e Research, [s.l.], v. 20 n. 5, 2014, p.478-492. Disponível em: . Acesso em: 14 jan. 2019.
GEROLIM, Jhonni Kleyto dos Santos; ALBUQUERQUE, Alexandre Farias; VERGA, Everton. Comportamento Empreendedor do Dirigentes de Pequenas Empresas do Setor Varejista e de Serviços em Três Lagoas - MS. In: ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS, 6., 2010, Recife. Anais... Recife: Editora Eletrônica Uni Soluções, 2010.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
______. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOMES, Almiralva Ferraz; LIMA, Juvêncio Braga de; CAPEELLE, Mônica Carvalho Alves. Do Empreendedorismo à noção de Ações Empreendedoras: reflexões teóricas. Revista Alcance, Itajaí, v. 20, p. 203-220, 2013. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019
GOMES, Almiralva Ferraz. Ação empreendedora e relações de gênero: um estudo multicasos na cidade de Vitória da Conquista, Bahia. 2010. 440 f. Tese (Doutorado em Administração). Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2010.
GREATTI, Ligia; SENHORINI, Vilma Meurer. Empreendedorismo: Uma visão Comportamentalista. In: ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS, 1., 2000, Maringá. Anais... Maringá: ANEGEPE, 2000.
GUPTA, Parvinder. Concept of Success among Executives. Vikalpa, [s.l.], v. 24, n. 2, p.23-34, 1999. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019
HIRISH, Robert; PETERS, Michael. Empreendedorismo. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
HIRISH, Robert; PETERS, Michael; SHEPARD, Dean. Entrepreneurship. 10. ed. New York: McGraw-Hill Education, 2016.
ITUASSU, Cristiana Trindade; TONELLI, Maria José. Notas sobre o conceito de sucesso: sentidos e possíveis (re)significações. RAM, São Paulo. 2012, v. 13, n. 6, p.197-224. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019
JENKINS, Anna; MCKELVIE, Alexander. What is entrepreneurial failure? Implications for future research. International Small Business Journal: Researching Entrepreneurship, [s.l.], v. 34, n. 2, p.176-188, Mar. 2016. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019
JULIEN, Pierre-André. Empreendedorismo regional e a economia do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2010.
LENZI, Fernando César; SANTIAGO, Nelson Marcelo. A ação empreendedora. In: LENZI, F. C.; KIESEL, Marcio Daniel; ZUCCO, Fabricia Durieux. A ação empreendedora. São Paulo: Editora Gente, 2010.
MACHADO, Hilka Pelizza Vier; ESPINHA, Pedro Guana. Reflexões sobre as dimensões do fracasso e mortalidade de pequenas empresas. Revista Capital Científico, Guarapuava, v. 3, n.1, p.51-64 jan./dez. 2005. Disponível em: . Acesso em: 07 mar. 2019
MACHADO, Hilka Pelizza Vier; ST-CYR, Louise; MIONE, Anne; ALVES, Marcia Cristina Moita. O processo de criação de empresas por mulheres. RAE, São Paulo, v. 2, n.2, jul./dez, 2003. Disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2019
MCCARTAN-QUINN, Danielle; CARSON, David. Issues which impact upon marketing in the small firm, Small business economics, v. 21, n. 2, p. 228-239, 2001. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019
MINELLO, Italo Fernando. Resiliência e insucesso empresarial: um estudo exploratório sobre o comportamento resiliente e os estilos de enfrentamento do empreendedor em situações de insucesso empresarial, especificamente em casos de descontinuidade do negócio. 2010. Tese (Doutorado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
MINELLO, Italo Fernando; ALVES, Letícia da Costa; SCHERER, Laura Alves. Competências do empreendedor frente ao insucesso empresarial. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 14., 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: FEA/USP, 2011.
MINELLO, Italo Fernando; BÜRGER, Rafaela Escobar; KRÜGER, Cristiane. Características Comportamentais Empreendedoras: Um Estudo com Acadêmicos de Administração de uma Universidade Brasileira. Revista de Administração da UFSM, Santa Maria, v. 10, p. 72-91, 2017. Disponível em: . Acesso em: 21 jul. 2019
MOCELIN, Daniel Gustavo; AZAMBUJA, Lucas Rodrigues. Empreendedorismo intensivo em conhecimento: elementos para uma agenda de pesquisas sobre a ação empreendedora no Brasil. Sociologias, Porto Alegre, v. 19, n. 46, p. 30-75, dez. 2017. Disponível em: . Acesso em: 24 fev. 2019.
PAULINO, Alice Dias; ROSSI, Sonia Maria Morro. Um Estudo de caso sobre Perfil Empreendedor: Características e traços de personalidade empreendedora. In: ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS, 3., 2003, Brasília. Anais... Brasília: UEM/UEL/UnB, 2003, p. 205-220.
REIJONEN, Helen; KOMPULA, Raija. Perception of success and its effects in small firm performance, Journal of Small Business and Enterprise Development, Finland, v. 14, n. 4, 2007. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2019
RIQUELME, Hernán; WATSON, John. Do venture capitalists' implicit theories on new business success/failure have empirical validity? International Small Business Journal, [Online] Londres, v. 20, n. 4, p. 393-420, 2002. Disponível em: . Acesso em: 14 abr. 2019.
ROBINSON, Sherry. Business Failure Rates: A look at sex and location. Academy of Entrepreneurship Journal, London, v.13, n.1, p.45-56, jul. 2007. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019
ROGERS, Everett. Diffusion of Innovation. New York: Free, 1995.
ROSEMAN, Ira; SMITH, Craig. Appraisal theory: overview, assumptions, varieties, controversies. In: SCHERER, Klaus; SCHORR, Angela; JOHNSTONE, Tom. (Org.) Appraisal processes in emotion: Theory, methods, and research. Nova Iorque: Oxford University Press, 2001. Cap.1, p.3-19.
SCHUMEPTER, Joseph Alois. A Teoria do Desenvolvimento Econômico. 2. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1985.
SCHWERZ, Marina Marta Grinwald; SILVEIRA, Amélia. O que significa sucesso pessoal e em organizações? A visão de mulheres que empreendem em micro e pequenas empresas no extremo oeste de Santa Catarina. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 13., 2010, São Paulo. Anais... São Paulo: 2010.
SEBRAE. 10 Anos de Monitoramento da Sobrevivência e Mortalidade de Empresas. São Paulo: SEBRAE-SP, 2008. Disponível em: < https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/SP/Pesquisas/10_anos_mortalidade_relatorio_completo.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2019
______. Doze anos de monitoramento da sobrevivência e mortalidade de empresas. São Paulo: SEBRAE-SP, 2010. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2019
______. Causa Mortis: O sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros 5 anos de vida. São Paulo: SEBRAE-SP, 2014. Disponível em: . Acesso em: 25 jun. 2019
______. Sobrevivência das empresas no Brasil. Brasília: SEBRAE, 2016. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019
SHANE, Scott; VENKATARAMAN, S Sankaran. The promise of entrepreneurship as a field of research. Academy of Management Review, New York, v. 25. n. 1. p. 217-226, jan. 2000.
SMITH, Adam. Riqueza das nações. Rio de Janeiro: Editora Ediouro, 1986.
VERGA, Everton; SOARES DA SILVA, Luiz Fernando. Empreendedorismo: evolução histórica, definições e abordagens. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, [online], São Paulo, v. 3, n. 3, p. 3-30, 2014. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2019
VINUTO, Juliana. A amostragem em bolsa de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, Campinas, v. 22, n. 44, p. 203-220, 2014. Disponível em: . Acesso em: 11 mai. 2019
WALKER, Elizabeth; BROWN, Alan. What success factors are important to small business owners? International Small Business Journal [Online], v. 22, n.6, p.557-594, 2004. Disponível em: . Acesso em: 11 abr. 2019
WEINER, Bernard. Attribution Theory. The Corsini Encyclopedia of Psychology, [s.l.], p.558-563, 30 jan. 2010.
WESTHEAD, Paul; UCBASARAN, Deniz; WRIGHT, Mike. Decisions, Actions, and Performance: Do Novice, Serial, and Portfolio Entrepreneurs Differ? Journal of Small Business Management, [Online], v. 43, n. 4, p. 393-417, out. 2005. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2019
Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548
Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181