Megaeventos esportivos no Brasil: entre o soft power e a cultura política

Henrique Carlos de Oliveira de Castro, Carla Mendonça, Luis Gustavo Mello Grohmann

Abstract


Esportes e megaeventos esportivos tornaram-se recursos, principalmente a partir do Século XX, para construir imagens positivas dos Estados no sistema internacional, em um exercício de soft power. São também oportunidades de buscar ou reforçar poder no nível doméstico, em um jogo de dois níveis. Este artigo discute a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil. Na revisão de literatura, caracterizamos seus usos como recursos de soft power. Com dados de pesquisas de opinião e demográficas (Datafolha e IBGE) e de cultura política (World Values Survey) avaliamos se houve apoio no nível interno à decisão de política externa. Concluímos que uma cultura política de baixa confiança nas instituições e crises internas corroeram os esforços empregados nas arenas do soft power.

Keywords


soft power, cultura política, megaeventos esportivos, Brasil, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos

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