SÍNDROME DE BURNOUT - LIMBO JURÍDICO PREVIDENCIÁRIO E TRABALHISTA

MARA VIDIGAL DARCANCHY, EDUARDO MILLÉO BARACAT, MARIA APARECIDA DE BORBA MENDES

Resumo


Segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho, os transtornos mentais e comportamentais já ocupam o terceiro lugar em quantidade de concessões de auxílio doença acidentários, sendo estas as moléstias que mais afastaram os trabalhadores em 2011. Neste contexto, destaca-se maior relevância os segurados do INSS acometidos com alguma espécie de transtorno mental, como a “Síndrome do Esgotamento Profissional” - Síndrome de Burnout - que, segundo pesquisadores, significa “queimar até a exaustão". Neste diapasão, sabe-se que o papel da prova pericial para a constatação desta doença e a consequente concessão do benefício previdenciário por incapacidade laborativa em juízo é de primordial importância, na medida em que é a partir deste laudo que o segurado será liberado, ou não, para retornar ao seu trabalho, independentemente da sua efetiva capacidade laboral, haja vista que nem sempre o médico da empresa o considera apto para exercer sua atividade, momento em que se depara com o limbo jurídico previdenciário trabalhista por estar sem benefício e sem salário, em vista da suspensão do pagamento devido à liberação do Expert, bem como, pela provável incapacidade configurada pelo empregador. Demonstrar-se-á, assim, o entendimento jurisprudencial e doutrinário em busca de uma resposta plausível para este problema que emerge de uma sociedade globalizada e assoberbada tecnologicamente, porém, sem uma perspectiva pericial mais humana em prol da dignidade como alicerce do direito humano e fundamental de quem passa por este infortúnio, situação em que prejudica não só o empregado, mas como também sua família e refletindo na sociedade como um todo. Explanarse-á, por fim, a quem cabe a responsabilidade pelo pagamento de salário do empregado afastado para tratamento de saúde decorrente da síndrome de burnout a partir da suspensão do benefício previdenciário pelo fato do perito do INSS atestar pela sua aptidão, mesmo contrariando o diagnóstico do médico particular e da empresa.

Palavras-chave: Síndrome de Burnout, Perícia Técnica, Limbo Jurídico Previdenciário e Trabalhista, Responsabilidade Civil e Dignidade da Pessoa Humana.


Texto completo:

PDF PDF

Referências


BRASIL. Códigos Civil; Processo Civil e Constituição Federal/Obra coletiva de autoria da Editora Saraiva com a colaboração de Antonio Luiz de Toledo Pinto, Márcia Cristina Vaz dos Santos Windt e Livia Céspedes, 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

CAVALHIERI FILHO, Sergio. Programa de Responsabilidade Civil. 11. ed. São Paulo. Atlas, 2014.

GOUVEIA, Carlos Alberto Vieira de, Beneficio por incapacidade & Pericia Médica. Manual Prático. Curitiba, Juruá. 2012.

GUNTHER, Luiz Eduardo; SILVA, Luciana Aboim Machado Gonçalves da. HIV AND AIDS: PREJUDICE, DISCRIMINATION, AND STIGMA AT WORK. Revista Juridica, [S.l.], v. 4, n. 45, p. 409 - 441, fev. 2017. ISSN 2316-753X. Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2019. doi:http://dx.doi.org/10.21902/revistajur.2316-753X.v4i45.1821.

KRAVCHYCHYN, Jefferson Luis , (et AL). Pratica Processual Previdenciária: Administrativa e Judicial. 4. ed. Ver. e atual – Rio de Janeiro: Forense, 2013.

LUZ, Michel Evangelista. A REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO COMO INSTRUMENTO DE EFETIVIDADE AO DIREITO FUNDAMENTAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL NO BRASIL À LUZ DA TEORIA DO ÓCIO CRIATIVO. Revista Juridica, [S.l.], v. 1, n. 38, p. 367 - 396,

dez. 2015. ISSN 2316-753X. Disponível em:

. Acesso em: 30 jan. 2019. doi:http://dx.doi.org/10.21902/revistajur.2316- 753X.v1i38.1426.

MENDES, Maria Aparecida de Borba. A Síndrome de Burnout nos Trabalhadores Bancários. Artigo apresentado na Pós Graduação da UNICURITIBA e enviado para publicação na Revista Percurso, Sociedade, Natureza e Cultura, Curitiba, ID 881, ISSN: 2316-7521, 2014.

NERY JÚNIOR, e Rosa Maria de Andrade Nery e Nelson, Código Civil Comentado, 7. ed. Ed. Revista dos Tribunais, 2009.

. Código Civil Comentado, 10. ed. Ed. Revista dos Tribunais, 2013.

OLIVEIRA, Sebastião Geraldo de. Indenizações por Acidente do Trabalho ou Doença Ocupacional. 5. ed. São Paulo: LTr, 2009.

RODRIGUES, Avelino Luiz; CAMPOS, Elisa Maria Parahyba; VALENTE, Guilherme Borges. Qualidade de vida e Burnout em médicos. In: ROSSI, Ana Maria; PERREWÉ, Pamela L.; MEURS, James A. (Orgs.). Stress e qualidade de vida no trabalho: stress social – enfrentamento e prevenção. São Paulo: Atlas, 2011. p. 140.




DOI: http://dx.doi.org/10.21902/Revrima.v1i25.3876

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista Relações Internacionais do Mundo Atual e-ISSN: 2316-2880

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.