ENSINANDO AS REGIÕES MUNDIAIS NAS AULAS DE GEOGRAFIA: OS EVENTOS ESPORTIVOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA

José Jadson dos Santos Silva, Márcio Balbino Cavalcante

Resumo


Este artigo tem como objetivo principal subsidiar a prática docente sobre novas metodologias de ensino, considerando que muitos professores têm dificuldade de trabalhar temas novos, buscando incentivar a transdisciplinaridade entre as ciências dentro da educação básica na busca de um processo de ensino e aprendizagem mais aberto e dinâmico. A Copa das Confederações de 2013, que ocorreu no Brasil, é considerada um campeonato onde representante de cada continente disputa a taça desse campeonato que serve como preparação para a Copa do Mundo, grande evento esportivo, que em 2014 ocorreu no Brasil. Neste trabalho utilizou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica sobre a temática, aulas exploratórias em uma escola particular na cidade de Santa Cruz no interior do estado do Rio Grande do Norte, através de uma prática de ensino que procurou unir elementos e conteúdos geográficos com assunto de interesse dos alunos. Dessa maneira, conclui-se que os jogos de futebol e os grande eventos esportivos de forma particular é algo de interesse desses alunos.


Texto completo:

PDF

Referências


BUZZI, Gabriela Cristina; KNOERR, Fernando Gustavo. O RESGATE DE RELAÇÕES FRATERNAS COMO SOLUÇÃO PARA O AUMENTO DOS CONFLITOS NO BRASIL. Revista Juridica, [S.l.], v. 2, n. 39, p. 88 - 109, jan. 2016. ISSN 2316-753X. Disponível em: . Acesso em: 30 jan. 2016. doi:http://dx.doi.org/10.21902/revistajur.2316-753X.v2i39.1306.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002, p. 12.

. Elementos Para Uma Proposta de Ensino de Geografia.

Boletim Goiano de Geografia. Jan/dez, 1993, p. 65-82.

HUIZINGA, J. Homos Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo:Perspectiva, coleção estudos, vol. 4, 1996, p. 219.

MASCARENHAS, Gilmar. A bola nas redes e o enredo do lugar: uma geografia do futebol e de seu advento no Rio Grande do Sul. Tese de Doutorado em Geografia Humana, Universidade de São Paulo, 2001.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção. 3. ed.. São Paulo: Hucitec, 1999.

SOARES, Matilde de Paulo; SOUZA-LIMA, José Edmilson de; KNECHTEL, Maria do Rosário. O lugar da problemática ambiental nos cursos de direito. The environmental problematic in courses of right.. Revista Juridica, [S.l.], v. 1, n. 28, p. 406-432, nov. 2012. ISSN 2316-753X. Disponível em:

. Acesso em: 22 dez. 2015. doi:http://dx.doi.org/10.21902/revistajur.2316- 753X.v1i28.422.

TORRE, J. C. Apresentação: a motivação para a aprendizagem. In: TAPIA, J. A.; FITA, E. C. A motivação em sala de aula: o que é, como se faz. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 1999. P. 7-10.

UNICAMP. A geografia e os esportes: uma pequena agenda e amplos horizontes. CONEXÕES: revista da faculdade de Educação Física da UNICAMP, v. 1, n. 2 p. 47-61, dez. 1999.

Disponível: http://fefnet178.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/viewFile/343/2 79, acessado em maio de 2014.

ZENTI, L. Aulas que seus alunos vão lembrar por muito tempo: motivação é a chave para ensinar a importância do estudo na vida de cada um de nós. Nova Escola, São Paulo: Abril, v. 134, ago. 2000.




DOI: http://dx.doi.org/10.21902/Revrima.v1i21.2234

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista Relações Internacionais do Mundo Atual e-ISSN: 2316-2880

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.