O efeito do Brand Equity na intenção de compra do consumidor: o papel moderador do boca-a-boca positivo e negativo
Abstract
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
AAKER, David A. Criando e administrando marcas de sucesso. São Paulo: Futura, 1996.
AAKER, David A. Marcas: brand equity gerenciando o valor da marca. São Paulo: Elsevier Editora, 1998.
ABNEE. Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica. Desempenho do Setor – Dados preliminares. 2019. Disponível em: http://www.abinee.org.br/abinee/decon/decon15.htm. Acesso em 09 mar. 2020.
AIKEN, L. S.; WEST, S. G. Multiple regression: Testing and interpreting interactions. Sage, 1991.
AMA. American Marketing Association’s Dictionary. Brand Equity. 2008. Disponível em: http://www.ama.org. Acesso em 01 mar. 2020.
ANDRADE, Adrianne Paula Vieira de; RAMOS, Anatália Saraiva Martins. Engajamento dos Consumidores com o Boca-a-boca Eletrônico Negativo em Lojas de Aplicativos Móveis. Revista de Administração Contemporânea, v. 21, n. 6, p. 788-810, 2017.
BENTIVEGNA, F. J.. Fatores de impacto no sucesso do marketing boca-a-boca on-line. Revista de Administração de Empresas, v. 42, n. 1, p. 79-87, 2002.
BOAVENTURA, Edivaldo M. Metodologia de pesquisa: monografia, dissertação, tese. 1. ed. São Paulo: Editora Altas, 2011.
BULSARA, Hemantkumar P.; VAGHELA, Pratiksinh S. Examination of Online Purchase Intention towards Consumer Electronics Products. International Journal of Research in Social Sciences, v. 10, n. 01, 2020.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Makron Books, 2002.
CHRISTODOULIDES, George; DE CHERNATONY, Leslie. Consumer-based brand equity conceptualization and measurement: A literature review. International Journal of Research in Marketing, v. 52, n. 1, p. 43-66, 2010.
COSTA, Marconi Freitas; PATRIOTA, André Luiz; ANGELO, Claudio Felisoni. Propagandas de apelo emocional e utilitário: efeitos na atitude do consumidor e na percepção do brand equity de um celular Samsung. REGE-Revista de Gestão, v. 24, n. 3, p. 268-280, 2017.
DATTA, Hannes; AILAWADI, Kusum L.; VAN HEERDE, Harald J. How well does consumer-based brand equity align with sales-based brand equity and marketing-mix response?. Journal of Marketing, v. 81, n. 3, p. 1-20, 2017.
DUCH-BROWN, Néstor et al. The impact of online sales on consumers and firms. Evidence from consumer electronics. International Journal of Industrial Organization, v. 52, p. 30-62, 2017.
GONÇALVES FILHO, Cid. SOUKI, Gustavo Quiroga. GONÇALVES, Carlos Alberto. Brand equity baseado no consumidor: desenvolvimento e validação de um instrumento de mensuração no setor automotivo. Revista Gestão e Planejamento, v. 8, n. 2, p. 31-46, 2007.
GOSLING, M.; DINIZ, L. C. O.; MATOS, C. A. Variáveis relacionais no setor de ensino privado: adaptação e refinamento de escalas. XXIX Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 2005, Brasília, Anais... Brasília: Anpad, 2005. CD-ROM.
HAIR, J. F.; BLACK, W. C.; BABIN, B. J.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L. Análise multivariada de dados. 6. ed. São Paulo: Bookman, 2009.
HOLBROOK, Morris B. Product quality, attributes, and brand name as determinants of price: The case of consumer electronics. Marketing Letters, v. 3, n. 1, p. 71-83, 1992.
ISHAQ, M. I. & DI MARIA, E. Sustainability countenance in brand equity: a critical review and future research directions. Journal of Brand Management, 2019.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
KOZINETS, R.V. et al. Networked Narratives: Understanding Word-of-Mouth Marketing in Online Communities. Journal of Marketing, v. 74, n. 2, p.71-89, 2010.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1991.
LASSAR, Walfried; MITTAL, Banwari; SHARMA, Arun. Measuring customer-based brand equity. Journal of Consumer Marketing, v. 12, n. 4, p. 11-19, 1995.
LISSITSA, Sabina; KOL, Ofrit. Generation X vs. Generation Y–A decade of online shopping. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 31, p. 304-312, 2016.
LOPES, Evandro Luiz et al. Test and validation of data collection strategies used in applied social sciences: a marketing study. BASE-Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, v. 16, n. 3, p. 432-463, 2019.
LOVELOCK, Christopher H.; WRIGHT, Lloyd. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2001.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
MATOS, Celso Augusto; ROSSI, Carlos Alberto Vargas. Word-of-mouth communications in marketing: a meta-analytic review of the antecedents and moderators. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 36, n. 4, p. 578-596, 2008.
MATTAR, Fauze N. Pesquisa de marketing. Edição compacta. 3. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2001.
MELO, Márcio Silva; PELLIZZONI, Lívia Nogueira. Marketing boca-a-boca e sua influência na compra de eletroeletrônicos pela internet. Caderno Profissional de Marketing-UNIMEP, v. 7, n. 3, p. 157-174, 2019.
MILAN, Gabriel Sperandio et al. Antecedentes da Intenção de Recompra de uma Marca de Smartphones. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 23, n. 3, p. 147-172, 2017.
PANSARI, Anita; KUMAR, Vera. Customer engagement: the construct, antecedents, and consequences. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 45, n. 3, p. 294-311, 2017.
PINTO, Marcelo de Rezende. As experiências de consumo de eletrônicos de consumidores de baixa renda no Brasil. Revista Brasileira de Marketing, v. 12, n. 1, p. 166-195, 2013.
PIRES, Vicente Chiaramonte. A evolução da comunicação boca-a-boca. RIMAR – Revista Interdisciplinar de Marketing, v. 2, n. 1, p. 35-47, 2003.
ROSARIO, Ana Babić; DE VALCK, Kristine; SOTGIU, Francesca. Conceptualizing the electronic word-of-mouth process: What we know and need to know about eWOM creation, exposure, and evaluation. Journal of the Academy of Marketing Science, p. 1-27, 2019.
SHUKLA, Richa. Market Structure, Entry Barriers, and Firms’ R&D Intensity: Panel Data Evidence from Electronics Goods Sector in India. Journal of Industry, Competition and Trade, p. 1-23, 2019.
SILVA, Juliano Domingues; FAIA, Valter da Silva. Análise do Impacto da Qualidade do Site nas Intenções Comportamentais dos Consumidores Online. RIMAR - Revista Interdisciplinar de Marketing, v. 5, n. 1, p. 30-45, 2016.
TINEU, Rogério; FRAGOSO, Nelson Destro. Estratégias de comunicação boca-a-boca para o turismo. REMark – Revista Brasileira de Marketing, v. 8, n. 2, p. 116-145, 2009.
VEIGA NETO, Alipio Ramos et al. Fatores que influenciam os consumidores da geração Z na compra de produtos eletrônicos. RACE-Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 14, n. 1, p. 287-312, 2015.
VIEIRA, Valter Afonso et al. In pursuit of an effective B2B digital marketing strategy in an emerging market. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 47, n. 6, p. 1085-1108, 2019.
VIEIRA, Valter Afonso; PIRES, Deividi; GALEANO, Ronie. Determinantes do desempenho empresarial e das vendas cruzadas no varejo. Revista de Administração de Empresas, v. 53, n. 6, p. 565-579, 2013.
WOODROOF, Parker J. et al. The effect of cause-related marketing on firm value: a look at Fortune’s most admired all-stars. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 47, n. 5, p. 899-918, 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.28950/compliance.v13i1.4758
Refbacks
- There are currently no refbacks.