O RISCO E A INCERTEZA NA ESFERA DO DIREITO ATUARIAL

ARTHUR BRAGANÇA DE VASCONCELLOS WEINTRAU, GABRIEL ANDRADE VARGA, ISABELA LIZANDRA SIMÕES, JOÃO PAULO ALBUQUERQUE

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre o risco e a incerteza dentro das esferas atuarial e jurídica. A pesquisa procurou os conceitos e origens destes dois objetos de estudo. É de grande relevância para a pesquisa a realização do estudo de alguns métodos de mensuração do risco e da incerteza, verá mais adiante que o risco e a incerteza apresentam eventos interligados, porém com diferenças sutis. Para o risco as probabilidades já são conhecidas, porém isso não acontece com a incerteza. Para alguns autores a incerteza não pode ser mensurada, já para outros, a incerteza pode ser mensurada com alguns métodos estatísticos. Será apresentada uma pesquisa sobre risco e incerteza no aspecto da precificação e com definição de risco na seara atuarial e do Direito Atuarial.


Palavras-chave


Risco; Incerteza; Mensuração; Precificação; Direito Atuarial

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Rogerio P. de. A construção do conceito de incerteza: uma comparação das contribuições de Knight, Keynes, Shackle e Davidson. Campinas: UNICAMP, 2011.

COSTA, Fernando. (2005). Desafio aos Economistas. Disponível em: http://www.eco.unicamp.br/artigos/artigo49.htm. Acesso em 06/10/15.

GODINHO, M. T. (2002). Implicações da violação da hipótese da ergodicidade nos modelos econométricos. Tese de doutorado, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, Brasil.

HERTZ D. B. - Risk Analysis in Capital Investment (1979) HBR Classic, Harvard Business Review.

IBRAHIM, Fábio Zambitte. Curso de Direito Previdenciário. 15ª ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2010.

JAQUES, Antônio Carlos Brites. Avaliação econômica de empresas sob condição de risco e incerteza. O caso das empresas de Internet. Porto Alegre: UFRGS, 2002.

KNIGHT, F. H. (1921). Risk, uncertainty and profit. Washington, DC: Beard Books.

LAWRENCE, P. R., & LORSCH, J. W. (1967). Organization and environment: managing differentiation and integration. Boston, MA: Harvard University Press.

LOMBARDI, Marta Fabiano Sambiase& BRITO, Eliane Pereira Zamith.Incerteza Subjetiva no Processo de Decisão Estratégica: uma Proposta de Mensuração. Curitiba, RAC – Revista de Administração Contemporânea. Volume 14, 2010.

MARTINEZ, Pedro Romano. Contrato de Seguro. In: MARTINEZ, Pedro Romano. Direito dos Seguros. Lisboa, Portugal: Principia, 2006. p. 55-61

MELLO, Pedro Carvalho de. Lucro, Incerteza, Seguro e Hedge: A Visão de Hicks. Revista Brasileira de Risco e Seguro. Volume 1, 2004.

POÇAS, Luis. O Dever da Declaração Inicial do Risco no Contrato de Seguro, 2013.

RIBEIRO, Joaquim Apparecido Junior. Um estudo simplificado da percepção pública dos benefícios e riscos de centrais termonucleares. São Paulo: IPEA, 2007.

SIMONOVITCH, Marco. Análise de Risco e Seguros – Um Caso Prático de Uso de Ferramentas de Simulação de Risco na Subscrição de Apólices de Seguro. São Paulo: EAESP/FGV, 1997.

SJÖBERG, Lennart & MARIE DROTTZ. Risk Perception. International Conference on Radiation and Society: Compreending Radiation Risk. Paris, France: 1994.

TOMÉ, José. Incerteza, Risco, Informação. Assimétrica e Eficiência dos Mercados. Algarve (Portugal): ESGHT/UAL, 1999.




DOI: http://dx.doi.org/10.21902/rbp.v6i1.4627

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Rev. Bras. Prev, Curitiba, Paraná, Brasil. eISSN: 2317-0158

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.