O REGISTRO DE IDENTIDADE COMO INSTRUMENTO DE CIDADANIA, REALIZADO PELO INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO DO AMAZONAS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE TEFÉ
Resumen
RESUMO
Esta pesquisa teve o objetivo de demonstrar o uso de instrumentos de gestão aplicados na administração pública, especificamente no Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo, no Estado do Amazonas. A metodologia utilizada foi o método dedutivo; quanto aos meios a pesquisa foi bibliográfica e documental, com uso da revisão de literatura e apresentando um estudo de caso com os resultados obtidos com as melhorias implementadas no município de Tefé, fazendo comparativos de antes e depois das implementações de gestão. Concluiu-se que, apesar de o atual cenário financeiro orçamentário do Estado e do país informarem diminuição de sua capacidade de investimento e implementações de melhorias estruturais que dependam de aporte orçamentário, os instrumentos de gestão podem contribuir para o aperfeiçoamento dos serviços públicos, sem gasto adicional ou com custo reduzido a quase zero, podendo e devendo ser replicado e estimulado por meio de capacitações e programas de recompensas por resultados de impacto social efetivo apresentados.
PALAVRAS-CHAVE: Administração Pública; custo reduzido; Identidade Civil; Princípio da Eficiência.
ABSTRACT
This research aimed to demonstrate the use of management tools applied in public administration, specifically at the Aderson Conceição de Melo Identification Institute, in the State of Amazonas. The methodology used was the deductive method; as for the means, the research was bibliographic and documentary, using the literature review and presenting a case study with the results obtained with the improvements implemented in the municipality of Tefé, making comparisons before and after the management implementations. It was concluded that, in spite of the fact that the current budgetary financial scenario of the State and the country reported a decrease in their investment capacity and implementations of structural improvements that depend on budgetary input, management instruments can contribute to the improvement of public services, without spending additional or with cost reduced to almost zero, which can and should be replicated and stimulated through training and reward programs for results of effective social impact presented.
KEYWORDS: Public Administration; reduced cost; Civil Identity; Principle of Efficiency.
Texto completo:
PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.21902/RevPercurso.2316-7521.v6i37.5310
Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
PERCURSO, e-ISSN: 2316-7521
Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181