O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DOS CONSUMIDORES NO CASO DO DESABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEIS NO BRASIL
Abstract
OBJETIVOS DO TRABALHO
A observação da recente celeuma nacional causada pelo desabastecimento de combustíveis que, por sua vez, teve como origem a paralisação massiva de caminhoneiros empregados e autônomos é ponto de partida do presente estudo de caso. O mesmo tempo por escopo estudar o processo de tomada de decisão de consumidores em um cenário específico de crise, qual seja, o já citado desabastecimento. Com efeito, as intermináveis filas em postos de gasolina que inclusive levaram diversas pessoas a dormir por mais de um dia dentro de seus automóveis, tudo com o intuito de conseguir um pouco de combustível, serviram a mostrar que, quando o assunto é a tomada de decisão dos consumidores em um cenário de crise, esta é não racional, estando calcada em elementos essencialmente emocionais, como por exemplo o medo. Estas decisões emocionais, logo, não raciocinadas, e potencializadas por emoções como pavor, medo, angustia e outros, tem o condão de causar distorções cognitivas que se refletirão no agir impensado, irrefletido e compulsivo. No caso do desabastecimento de combustíveis, observou-se um claro efeito manada de pessoas que, mesmo sem precisar abastecer seus automóveis, correram desesperadas aos postos de gasolina, causando, além de tumulto, filas e brigas, o completo esgotamento dos combustíveis em menos de 24 horas. [...]
Full Text:
PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.21902/RevPercurso.2316-7521.v3i26.3132
Refbacks
- There are currently no refbacks.
PERCURSO, e-ISSN: 2316-7521
Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181