EDUCAÇÃO SUPERIOR E QUALIDADE: A DISSONÂNCIA COGNITIVA ENTRE REGULAÇÃO E EXPECTATIVAS ACADÊMICAS DOS ESTUDANTES

CLÁUDIA BECKER VOLTA, MANOEL JOAQUIM FERNANDES DE BARROS, HÉLDER UZÊDA CASTRO, MARIA DAS GRAÇAS SODRÉ FRAGA MAIA

Resumo


RESUMO
Este estudo investiga a dissonância cognitiva na percepção dos estudantes sobre a qualidade educacional em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, comparando os critérios de avaliação regulatórios com as expectativas discentes. O objetivo é identificar discrepâncias entre a qualidade regulada e a qualidade percebida pelos alunos, analisando os fatores que contribuem para essas divergências. Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem mista, combinando análise quantitativa – baseada na avaliação de indicadores regulatórios do MEC – e qualitativa, com entrevistas semiestruturadas para aprofundar as percepções discentes. Os resultados revelam níveis variados de dissonância cognitiva, com maior divergência na avaliação da infraestrutura e corpo docente, evidenciando a necessidade de estratégias mais alinhadas às expectativas dos estudantes para aprimorar a gestão da qualidade no ensino superior privado.

Palavras-chave: Dissonância Cognitiva. Qualidade Educacional. Percepção Discente.

ABSTRACT
This study investigates cognitive dissonance in students’ perceptions of educational quality in private Higher Education Institutions (HEIs), comparing regulatory assessment criteria with student expectations. The objective is to identify discrepancies between regulated quality and student perceived quality, analyzing the factors that contribute to these divergences. Methodologically, the research adopts a mixed approach, combining quantitative analysis – based on the evaluation of regulatory indicators from the MEC – and qualitative analysis, with semi-structured interviews to deepen student perceptions. The results reveal varying levels of cognitive dissonance, with greater divergence in the evaluation of infrastructure and faculty, highlighting the need for strategies more aligned with student expectations to improve quality management in private higher education.

Keywords: Cognitive Dissonance; Educational Quality; Student Perception.

RESUMEN
Este estudio investiga la disonancia cognitiva en la percepción de los estudiantes sobre la calidad educativa en Instituciones de Educación Superior (IES) privadas, comparando los criterios de evaluación regulatorios con las expectativas de los estudiantes. El objetivo es identificar discrepancias entre la calidad reglamentada y la calidad percibida por los estudiantes, analizando los factores que contribuyen a estas divergencias. Metodológicamente, la investigación adopta un enfoque mixto, combinando el análisis cuantitativo – basado en la evaluación de indicadores regulatorios del MEC – y el análisis cualitativo, con entrevistas semiestructuradas para profundizar las percepciones de los estudiantes. Los resultados revelan distintos niveles de disonancia cognitiva, con mayor divergencia en la valoración de la infraestructura y el personal docente, lo que pone de relieve la necesidad de estrategias más alineadas con las expectativas de los estudiantes para mejorar la gestión de la calidad en la educación superior privada.

Palabras Clave: Disonancia cognitiva; Calidad Educativa; Percepción del estudiante.

 


Palavras-chave


Dissonância Cognitiva; Qualidade Educacional; Percepção Discente.

Texto completo:

PDF

Referências


ABPMP. BPM CBOK: Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio: Corpo Comum de Conhecimento. Versão 3.0, 1ª. Ed. Brasil: ABPMP, 2013.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MANTENEDORAS DE ENSINO SUPERIOR – ABMES. Institucional. Disponível em: https://abmes.org.br/. Acesso em: 12 mar. 2025.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 9001:2015. Sistemas de gestão da qualidade: requisitos. 3. ed. Rio de Janeiro, 2015. 32 p.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2011.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 5 out.1988. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 15 dez. 2022.

BRASIL. Decreto n.º 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 18 dez. 2017.

BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação. Disponível em:

BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 15 abr. 2004. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Lei/L10.861.htm. Acesso em: dia mês ano.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior. Brasília, DF: MEC, 2012. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/estrutura-organizacional/orgaos-especificos-singulares/secretaria-de-regulacao-e-supervisao-da-educacao-superior. Acesso em: 12 mar. 2025.

BRESSAN, V. P. BASSOK. BECKER, L. C. B. Avaliação da qualidade percebida em servi-ços educacionais: Proposta de uma escala. Revista GUAL, Florianópolis, v. 8, n. 2, p.216 – 236, maio 2015.

CAPRA, F. Ateia. São Paulo: Cultrix, 1996.

CASTRO, J. M. De; LADEIRA, E. Da S. Gestão e planejamento de cursos a distância (EAD) no Brasil: um estudo de casos múltiplos em três instituições de ensino superior. Revista Gestão e Planejamento, v.10, n. 2, p. 229-247, 2009.

CERBARO, R.H.; PEREIRA, A. da S.; AMARANTE, G. C. B. do. Dissonância cognitiva e sua relação com comprometimento organizacional e intenção de abandono: teste de modelo e sugestões gerenciais. Gestão Contemporânea, v.11, n.2, p. 97-116, nov. 2021.

CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A. Administração da produção e de operações: manufatura e serviços - uma abordagem estratégica. 1ª. Edição. São Paulo: Atlas, 2011.

CORRÊA, H. L.; CAON, M. Gestão de serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. 1. ed.12. reimp. São Paulo: Atlas, 2002.

CRESWELL, J. W; CRESWELL J. D. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 5ª. Ed. Porto Alegre: Penso. 2021.

EBERLE, L. Valor percebido, reputação, confiança e custos de troca como determinantes da retenção de clientes. Tese de Doutorado apresentada ao programa de Pós-graduação em Administração da Associação UCS/PUCRS. Rio Grande do Sul, 2014. 177p.

FEIGENBAUM, A. V. Total Quality Control, Revised. V. 1. McGraw-Hill Companies, 1991.

FERREIRA, G. De S.; CORRÊA, C. P.; RISSI, M. Gestão de processos em instituições de ensino superior: Um estudo bibliométrico. In: XIX Colóquio Internacional de Gestão Universitária, 19, 2019. Anais eletrônicos […]. Repositório Institucional da UFSC, Florianópolis, 25, 26 e 27 de novembro 2019.

FESTINGER, L. A Teoria da Dissonância Cognitiva. 1.ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores. 1975.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo. Ed. Atlas. 2002.

GONÇALVES, J. E. L. As Empresas são grandes coleções de processos. RAE - Revista de Administração de Empresas, v.40, p.6-9, 2000.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Produto Interno Bruto - PIB. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/explica/pib.php. Acesso em: 12 mar. 2025.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Instrumento de Avaliação Institucional Externa Presencial e a Distância: 2017 [recurso eletrônico]. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2022.

LA CASAS, A.L. Administração de Marketing: Conceitos, Planejamento e Aplicações à realidade brasileira. 1ª. Ed. São Paulo: Atlas. 2015.

LOPES, H. E. G.; LEITE, R. S.; LEITE, D.S. O que realmente importa? Um estudo sobre os fatores determinantes da qualidade percebida no curso superior de uma instituição do Centro Oeste de Minas Gerais. Revista eletrônica de Administração, v.13, n.2, 2007.

LOURENÇO, C.D. da S.; KNOP, M. F. T. Educação em Administração de Empresas Alta e Percepção de Qualidade de Serviços: uma aplicação da escala SERVQUAL. Revisão de Gestão de Negócios, v. 13, n. 39, pág. 219–233, 2011.

MANGINI, E. R. SANTOS, G. C. Comprei o serviço de internet e TV por assinatura, mas me arrependi: um estudo sobre a dissonância cognitiva e sua influência na satisfação do consu-midor. Revista do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial, v.26, n.1, p.68-87, 2022.

MARINHO, S.V.; POFFO, G.D. Diagnóstico da qualidade em uma IES: a percepção da comunidade acadêmica. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 21, n. 2, p. 455-478, 2016.7

MATTAR, J; RAMOS, D. K. Metodologia da Pesquisa em Educação Abordagens Qualitativa, Quantitativa e Mista. 1ª. Ed. Edições 70, 2021.

NORMANN, R. Administração de serviços: estratégia e liderança na empresa de serviços. São Paulo: Atlas, 1993.

PACHECO, I. J.D.; MESQUITA, J. M. C. de; DIAS, A. T. Qualidade Percebida e Satisfação dos Alunos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Revista Gestão & Tecnologia. Pedro Leopoldo, v. 15, n. 2, p. 5-28. 2015.

PALADINI, E. P.; CARVALHO, M. M. de C. Gestão de Qualidade: teoria e prática. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2012.

PORTER, M. Estratégia Competitiva: técnica para análise de indústria e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 1991.

RITTER, R. Imparcialidade no processo penal: reflexões a partir da teoria da dissonância cognitiva. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2016.

SANTOS, J. P. dos; MARTINS, V. A. Expectativa e Percepção da Qualidade dos Serviços de uma Universidade Pública: Uma análise à luz da Teoria da Dissonância Cognitiva, In: XX USP International Conference in Accounting. Accounting as a Governance mechanism. 20, Anais..., São Paulo, 2020.

SILVA, R. A. da.; SILVA O.R. da. Qualidade, padronização e certificação. Curitiba: Intersaberes, 2017.

SILVA JUNIOR, A.; MUNIZ, R. M. A Regulamentação do Ensino Superior e os Impactos na Gestão Universitária. In: IV Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. Anais [...], Universidade Federal de Santa Catarina, 2004.

SMITH, H.; FINGAR, P. Business process management: the third wave. Tampa: Meghan-Kiffer Press, 2003.

SORDI. J. O. Gestão de processos: uma abordagem da moderna administração. 2ª. Ed. São Paulo: Alta Books, 2008.

TAGUCHI, G.; ELSAYED, E.; HSIANG. T. Engenharia da Qualidade em Sistemas de Produção. McGraw-Hill. 1990.

VERHINE, R. E. Avaliação e regulação da educação superior: uma análise a partir dos primeiros 10 anos do SINAES. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 3, p. 603-619, nov. 2015.

ZEITHAML, V.A. Consumer perceptions of price, quality and value: a means-end model and synthesis of evidence. Journal of marketing, v. 52, p. 2-22, jul. 1988.

ZEITHAML, V. A.; PARASURAMAN, A; BERRY, L.L. A Excelência em serviços: Como superar as expectativas e garantir a satisfação completa de seus clientes. São Paulo: Saraiva. 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.21902/RevPercurso.2316-7521.v3i48.7707

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


PERCURSO, e-ISSN: 2316-7521

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.