O AMBIENTE HISTÓRICO E POLÍTICO DO ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE
Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar a dimensão histórica e política do ambiente de aprendizagem do ensino em Administração na percepção de docentes que participaram da criação dos cursos de graduação em Administração no Nordeste. O percurso metodológico foi orientado pela abordagem qualitativa e utilizou entrevistas para buscar os significados desse ambiente na região estudada. Os resultados indicam a presença de elementos envolvendo o desenvolvimento do ensino, a perspectiva desenvolvimentista, o ensino tradicional e moderno e a relação entre o Governo e a região. O estudo revelou que o ambiente histórico e político do ensino em Administração no Nordeste influencia e impacta na qualidade do processo formativo do administrador, pois há peculiaridades ocorridas no ensino da região, apontadas pelos entrevistados, que auxilia na compreensão de certas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem atualmente em Administração.
Palabras clave
Texto completo:
PDF (Português (Brasil))Referencias
ALBUQUERQUE, Lynaldo Cavalcanti de. Universidade e Nordeste: fundamentos da gestão. Editora Universitária da UFPB. João Pessoa/PB, 1980.
ALCADIPANI, R.; BERTERO, C.O. Uma escola norte-americana no ultramar? Uma historiografia da EAESP. RAE, São Paulo: v. 54, n. 2, mar-abr. 2014.
ARAUJO, Tãnia Bacelar de. Ensaios sobre o desenvolvimento brasileiro: heranças e urgências. Editora Revan. Rio de Janeiro: Fase, 2000.
ARAÚJO, T. B. Northeast, Northeasts: what northeast? Latin American Perspectives, 31 (2), pp. 16-41. 2004.
BARROS, Amon. Uma narrativa sobre os cursos superiores em Administração da FACE/UFMG: dos primeiros anos à sua unificação em 1968. Cadernos EBAPE.BR, v. 12, nº 1, artigo 1, Rio de Janeiro, Jan./Mar. 2014.
BRAGA, Adriana.; GASTALDO, Édison. Variações sobre o uso do Skype na pesquisa empírica em comunicação: apontamentos metodológicos. Revista Contracampo, v. 24. N. 1. Niterói/RJ, 2012.
COELHO, Fernando de Souza. Uma radiografia do Ensino de Graduação em Administração Pública no Brasil (1995-2006). XXXII EnANPAD. Rio de Janeiro/RJ - 6 a 10 de Setembro 2008.
COELHO, Fernando de Souza. Educação Superior, Formação de administradores e setor público: um estudo sobre o ensino de administração pública – em nível de graduação – no Brasil. Tese (Doutorado em Administração Pública e Governo). Escola de Administração de Empresas de São Paulo/FGV. 159 f. São Paulo: 2006.
CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Métodos de Pesquisa. 3ª ed. SAGE; Porto Alegre: Artmed Editora, 2010.
DIMAGGIO, Paul J.; POWELL, Walter W. A gaiola de ferro revisitada: isomorfismo institucional e racionalidade coletiva nos campos organizacionais. In: CALDAS, M. P.; BERTERO, C. O. (Coord.) Teoria das organizações. São Paulo: Atlas, p. 117-142. 2007.
FAISSOL, Speridião. O espaço, território, sociedade e desenvolvimento brasileiro. Rio de Janeiro: IBGE, 1994.
FISCHER, T. M. D. O Ensino de Administração Pública no Brasil, os ideais de desenvolvimento e as dimensões da racionalidade. 322f. Tese (Doutorado em Administração) – Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, USP, São Paulo – SP, 1984.
LECIONI, Sandra. Região e Geografia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003.
LIMA, T. B. de. Estratégias de Ensino Balizadas pela Aprendizagem em Ação: Um Estudo de Caso no Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba. 221f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, UFPB, João Pessoa – PB, 2011.
MELO, Ricardo Oliveira Lacerda de.; SUBRINHO, Josué Modesto dos Passos.; FEITOSA, Cid Olival. REN (Revista Econômica do Nordeste). Vol. 40. N. 2. 2009.
MERRIAM, Sharan B. Qualitative Research: a guide to design and interpretation. San Francisco: Jossey-Bass, 2009.
MOTTA, Fernando C. Prestes; VASCONCELOS, Isabella F. Gouveia. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, Cap. 13 (Teorias Ambientais), 2006.
NICOLINI, A. Qual será o futuro das fábricas de administradores? RAE. Vol. 3. Nº 2. 2003.
OLIVEIRA, Francisco de. Elegia para uma re(li)gião: Sudene, Nordeste, Planejamento e Conflito de classes. 3ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra Editora, 1981.
REED, Michael. Teorização Organizacional: um campo historicamente contestado. In: CLEGG, Stewart; HARDY, Cynthia; NORD, Walter (Orgs.) Handbook de Estudos Organizacionais. São Paulo: Atlas, 2007.
RIBEIRO, Denise de Andrade. Trajetória institucional da universidade brasileira – a UFBA como reflexo e modelo. Tese (Doutorado em Administração) 294 f. Escola de administração. Universidade Federal da Bahia. Salvador: 2011.
SAVIANI, Dermeval. Expansão do ensino superior no Brasil: mudanças e continuidades. Poíesis Pedagógica - V.8, N.2 ago/dez.2010.
SILVA, A. B. A vivência de conflitos entre a prática gerencial e as relações em família. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção). – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
SILVA, A. B. Um perfil de administrador na era da informação e do conhecimento. 189 folhas. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, UFPB, João Pessoa – PB, 1999.
SILVA, A. B.; ROMAN NETO, J. Perspectiva multiparadigmática nos estudos organizacionais. Capítulo 2. In: GODOI, Christiane Kleinubing; MELLO, Rodrigo Bandeira de.; SILVA, Anielson Barbosa da. (organizadores) Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006.
STAKE, R. E. Pesquisa Qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Artmed/Penso, 2011.
VASCONCELOS, Katia Cyrlene de Araujo.; JUNIOR, Annor da Silva.; SILVA, Priscilla de Oliveira Martins da. Educação gerencial para atuação em ambientes de negócios sustentáveis: desafios e tendências de uma escola de negócios brasileira. RAM - rev. adm. mackenzie, v. 14, n. 4. São Paulo, SP - jul./ago. 2013.
ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegra: Artmed, 2004.
Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548
Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181