COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO NAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS DE UM INSTITUTO FEDERAL DE ENSINO

Clarissa Carneiro MUSSI, Sandro Vieira SOARES, Gabriela Gonçalves Silveira FIATES, Adriana Back KOERICH, Lenir Terezinha ZANUZZO

Resumo


Este estudo objetivou analisar os fatores que facilitam ou dificultam o compartilhamento de conhecimento (CC) nas atividades administrativas de um campus de um Instituto Federal de Ensino. Adotou-se a abordagem qualitativa com estratégia de estudo de caso. Os dados coletados de entrevistas, análise documental e observação participante foram analisados por meio de análise de conteúdo. Os resultados denotam que o CC é afetado por fatores pessoais (características individuais, relações interpessoais, relação com o trabalho, experiências prévias); fatores organizacionais (características da instituição, sistemas e processos institucionais, cultura organizacional); fatores tecnológicos (disponibilidade e uso da tecnologia da informação). Fatores de diferentes naturezas relacionam-se moldando o processo de CC na instituição, o qual demonstra necessidades de aprimoramento.

Palavras-chave


Compartilhamento do conhecimento; instituições de ensino; Atividades administrativas

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