PERCEPÇÃO DO ALUNO DE ADMINISTRAÇÃO FRENTE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA COMO INOVAÇÃO AO MODELO TRADICIONAL DE ENSINO
Resumo
RESUMO: Esta pesquisa traz a percepção do discente sobre as práticas realizadas em sala de aula que promove inovação no processo de ensino-aprendizagem, procurando contribuir para a formação de um administrador apto a realizar suas funções e preparado para solucionar os problemas organizacionais. Como procedimento metodológico, foi utilizada uma pesquisa com abordagem quantitativa. O levantamento das informações para pesquisa quantitativa foi feito via survey, em uma população composta por 304 alunos em 6 instituições onde as estratégias de aprendizagem ativas já estão incluídas em seu plano pedagógico. A análise dos dados foi feita por meio de técnicas estatísticas, como análise descritiva, multivariada e análise fatorial exploratória. Resultados apontaram que os alunos estão satisfeitos com as aulas na metodologia ativa frente as metodologias tradicionais. Os respondentes também entendem as metodologias ativas como uma inovação e percebem que aprendizagem é maior com a metodologia ativa. Com relação a resultados, os alunos entendem que aumenta a interação com os colegas e docentes durante a aplicação das metodologias ativas. Como implicação destes achados de pesquisa este estudo contribui para uma melhor compreensão da utilização das estratégias de aprendizagem ativa e para confirmar que a utilização destes métodos são tendências para a promoção de inovação nas formas de ensino.
Palavras-chave: Estratégias de Aprendizagem Ativa; Metodologias Ativas; Ensino; Administração.
ABSTRACT: This research brings the perception of the student about the practices performed in the classroom that promotes innovation in the teaching-learning process, seeking to contribute to the formation of an administrator able to perform his functions and prepared to solve organizational problems. As a methodological procedure, a research with a quantitative approach was used. The information for the quantitative research was collected via survey, in a population composed of 304 students in 6 institutions where the active learning strategies are already included in their pedagogical plan. The data analysis was done using statistical techniques, such as descriptive analysis, multivariate and exploratory factor analysis. The results indicated that the students are satisfied with the active methodology classes compared to traditional methodologies. The respondents also understand the active methodologies as an innovation and perceive that learning is greater with the active methodology. Regarding results, students understand that interaction with classmates and professors increases during the application of active methodologies. As an implication of these research findings, this study contributes to a better understanding of the use of active learning strategies and to confirm that the use of these methods are trends to promote innovation in the ways of teaching.
Keywords: Active Learning Strategies; Active Methodologies; Teaching; Administration.
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