PERCEPÇÃO DO ALUNO DE ADMINISTRAÇÃO FRENTE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA COMO INOVAÇÃO AO MODELO TRADICIONAL DE ENSINO

Marta Elisete Ventura da MOTTA, Maria Emilia CAMARGO, Mariane Camargo PRIESNITZ, Rudiclér Silveira BELEM

Resumen


RESUMO: Esta pesquisa traz a percepção do discente sobre as práticas realizadas em sala de aula que promove inovação no processo de ensino-aprendizagem, procurando contribuir para a formação de um administrador apto a realizar suas funções e preparado para solucionar os problemas organizacionais. Como procedimento metodológico, foi utilizada uma pesquisa com abordagem quantitativa. O levantamento das informações para pesquisa quantitativa foi feito via survey, em uma população composta por 304 alunos em 6 instituições onde as estratégias de aprendizagem ativas já estão incluídas em seu plano pedagógico. A análise dos dados foi feita por meio de técnicas estatísticas, como análise descritiva, multivariada e análise fatorial exploratória. Resultados apontaram que os alunos estão satisfeitos com as aulas na metodologia ativa frente as metodologias tradicionais. Os respondentes também entendem as metodologias ativas como uma inovação e percebem que aprendizagem é maior com a metodologia ativa. Com relação a resultados, os alunos entendem que aumenta a interação com os colegas e docentes durante a aplicação das metodologias ativas. Como implicação destes achados de pesquisa este estudo contribui para uma melhor compreensão da utilização das estratégias de aprendizagem ativa e para confirmar que a utilização destes métodos são tendências para a promoção de inovação nas formas de ensino.

Palavras-chave: Estratégias de Aprendizagem Ativa; Metodologias Ativas; Ensino; Administração.

 

ABSTRACT: This research brings the perception of the student about the practices performed in the classroom that promotes innovation in the teaching-learning process, seeking to contribute to the formation of an administrator able to perform his functions and prepared to solve organizational problems. As a methodological procedure, a research with a quantitative approach was used. The information for the quantitative research was collected via survey, in a population composed of 304 students in 6 institutions where the active learning strategies are already included in their pedagogical plan. The data analysis was done using statistical techniques, such as descriptive analysis, multivariate and exploratory factor analysis. The results indicated that the students are satisfied with the active methodology classes compared to traditional methodologies. The respondents also understand the active methodologies as an innovation and perceive that learning is greater with the active methodology. Regarding results, students understand that interaction with classmates and professors increases during the application of active methodologies. As an implication of these research findings, this study contributes to a better understanding of the use of active learning strategies and to confirm that the use of these methods are trends to promote innovation in the ways of teaching.

Keywords: Active Learning Strategies; Active Methodologies; Teaching; Administration.


Palabras clave


Estratégias de Aprendizagem Ativa. Metodologias Ativas. Ensino. Administração.

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Referencias


ALMEIDA; VALENTE, J. A. Tecnologias Digitais, Linguagens e Currículo: investigação, construção de conhecimento e produção de narrativas. 2012.

BAPTISTA, Rui Carlos Negrão; MARTINS, José Carlos Amado; CARNEIRO, Maria Fátima Mazzo Alessandra. Satisfação dos estudantes com as experiências clínicas simuladas: validação de escala de avaliação. Rev. Latino-Am. Enfermagem, set.-out. 2014;22(5):709-15

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun., 2011.

BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

CORTINA, J. M. What is coefficient alpha: An examination of theory and applications. Journal of Applied Psychology, v. 78, p. 98-104. 1993.

CHRISTENSEN, C. HORN, M. B.; JOHNSON, C. W. Disrupting class: How disruptive innovation will change the way the world learns. 4.ed. New York: McGraw Hill, 2012.

DEWEY. J. Democracy and education, 1916. In: SOUTHERN ILLINOIS UNIVERSITY. Middle works of John Dewey, v. 9. Carbondale: Southern Illinois University Press, 1977. (Collected works of John Dewey). p. 1-370.

FÁVERO, L. P. et al. Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011

FREEMAN, C.; SOETE, L. A economia da inovação industrial. Campinas: Editora da Unicamp, 2008.

FULLAN, M. The new Meaning of Educational Change. London: Routledge, 2007.

GOMES, A. P; REGO, S. Transformação da Educação Médica: É Possível Formar um Novo Médico a partir de Mudanças no Método de Ensino-Aprendizagem? Revista Brasileira de Educação Médica. 35 (4) : 557-566; 2011.

HAIR JR. J. F. et al. Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.

HERNANDEZ, Fernando [et al.]. Aprendendo com as inovações nas escolas. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998.

MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4.ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

MAZUR, E. Peer Instruction: A User's Manual. Boston: Addison-Wesley, 1996.

MAZUR, E.; WATKINS, J. Using JiTT with peer instruction. In: SIMKINS, S.; MAIER, M. Just-in-time teaching: across the disciplines, and across the academy. Sterling: Stylus Publishing, 2009. p. 39-62.

MASETTO, M.T. Competência pedagógica do professor universitário. 2ª ed. revisada. São Paulo: Summus, 2012.

MESSINA, G. Mudança e inovação educacional: notas para reflexão. Cadernos de Pesquisa. Nº 114, 2001, p. 225 – 233

MITRE, S. M.; BATISTA, R.S.; MENDONÇA, J. C. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, 13(Sup 2):2133-2144, 2008.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofelia Elisa Torres (orgs.). Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2013/12/mudando_moran . Acesso em: 27 ago. 2015.

NAVARRO, L. P. aprendizaje activo en el aula universitaria: el caso del aprendizaje basado en problemas. Vol. 64 (2006), núm. 124 Miscelánea Comillas pp. 173-196. 2006.

OCDE - Organization for Economic Co-Operation and Development. Promoting innovation in services. Paris: OCDE, 2005.

PESTANA, M.; GAGEIRO, J. N. Análise de dados para ciências sociais: a complementariedade do SPSS. 4.ed. rev. e aum. Lisboa, Portugal: Sílabo, 2005.

PRINCE, M. Does Active Learning Work? A Review of the Research. Journal of Engineering Education, n. 93(3). p. 223-231, 2004.

RAMSDEN P (2003) Learning to Lead in Higher Education. London: Routledge

S

AVIANI, D. A Filosofia da educação e o problema da inovação em educação. In: GARCIA, W. E. Inovação Educacional no Brasil: problemas e perspectivas. São Paulo, Cortez Editora, 1995.

SCHUMPETER, J.. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. Tradução de Maria Sílvia Possas. Coleção Os Economistas. São Paulo: Nova Cultural, 1997

SEMAN L.O.; HAUSMANN R.;BEZERRA E.A., On the students' perceptions

of the knowledge formation when submitted to a Project-Based Learning environment using web applications, Computers & Education (2017)

SOUZA, D. L.; SOUSA, J. S.; CORRÊA, R. D. S.; ZAMBALDE, A. L. A formação do Administrador na perspectiva das competências individuais requeridas. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 8, n. 4, p. 85-99, 2014.


Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.