COCRIAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO : O caso do software de gestão de processos eletrônicos de uma Universidade Pública Brasileira

Adrianne Paula Vieira de Andrade, Anatalia Saraiva Martins Ramos

Resumo


O desenvolvimento de sistemas de informação (SI) é um processo complexo que frequentemente está associado a falhas e inconsistências. Para lidar com essa complexidade, novas abordagens têm sido estudadas, como a cocriação. Apesar da relevância, há relativamente poucos estudos relacionando cocriação e gestão de SI, especificamente no campo do desenvolvimento de software. Este artigo investigou o processo de cocriação no desenvolvimento de um software de gestão de processos eletrônicos em uma universidade federal brasileira. A pesquisa identificou canais, práticas favoráveis, características e métodos de cocriação aplicados em um contexto de desenvolvimento de software de uma universidade federal que podem ser adotadas por outras organizações públicas congêneres.

 


Palavras-chave


Sistemas de Informação. Cocriação. Desenvolvimento de software. Processos eletrônicos

Texto completo:

PDF

Referências


AGRAWAL, Amit Kumar; KAUSHIK, Arun Kumar; RAHMAN, Zillur. Co-creation of Social Value through Integration of Stakeholders. Procedia - Social and Behavioral Sciences, [s. l.], v. 189, p. 442–448, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.03.198

ALBUQUERQUE, Rafael Pereira. CO-CRIAÇÃO DE VALOR: UM ESTUDO SOBRE A QUALIDADE EM SERVIÇOS DA EMPRESA GOL LINHAS AÉREAS. Administração de Empresas em Revista, [s. l.], v. 3, n. 17, p. 301–319, 2019.

BABB JR., Jeffry S; KEITH, Mark. Co-Creating Value in Systems Development: A Shift towards Service-Dominant Logic. Journal of Information Systems Applied Research, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 1–15, 2011. Disponível em: www.aitp-edsig.org%5Cnwww.jisar.org

BANSLER, Jørgen P; HAVN, Erling C. Improvisation in information systems development. In: INFORMATION SYSTEMS RESEARCH. [S. l.]: Springer, 2004. p. 631–646.

BOEHM, Barry; TURNER, R. Balancing Agility and Discipline: A Guide for the Perplexed, Portable Documentse. [S. l.]: Addison-Wesley Professional, 2003.

BOEHM, B. W. Get Ready for Agle Methods, with Care. International Journal of Engineering Science & Technology, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 23–29, 2012. Disponível em: http://sunset.usc.edu/events/2002/arr/Get Ready for Agiel Methods, with Care.pdf

BOYATZIS, Richard E. Transforming Qualitative Information: Thematic analysis and code development. California, US: Sage Publications, 1998.

BRASIL. Dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Brasilia, DF: Diário Oficial da União, 2015.

BREIDBACH, Christoph F.; MAGLIO, Paul P. Technology-enabled value co-creation: An empirical analysis of actors, resources, and practices. Industrial Marketing Management, [s. l.], v. 56, p. 73–85, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2016.03.011

CIBORRA, Claudio U. From thinking to tinkering: The grassroots of strategic information systems. In: , 1991. International Conference on Information Systems (ICIS). [S. l.]: Taylor & Francis, 1991. p. 297–309.

COHEN, Mirian Miranda; DA SILVA, Chayana Leocádio; JORGE, Marcelino José. Cocriação em saúde: Um levantamento sistemático da literatura. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, [s. l.], v. 12, n. 3, p. 79–91, 2018.

CRESWELL, John W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa-: Escolhendo entre Cinco Abordagens. [S. l.]: Penso Editora, 2014.

DEMIREZEN, Emre M; KUMAR, Subodha; SHETTY, Bala. Managing Co-Creation in Information Technology Projects : A Differential Games Approach Managing Co-Creation in Information Technology Projects : A Differential Games Approach. Information Systems Research Publication, [s. l.], v. 27, n. 3, p. 1–21, 2016. Disponível em: https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1287/isre.2016.0636

DIEGUES JR, Antonio Carlos. Atividades de Software no Brasil: Dinâmica Concorrencial, Política Industrial e Desenvolvimento. 284 f. 2010. - Unicamp, [s. l.], 2010. Disponível em: http://www.versabusiness.com/MBI/biblioteca/papers/2010-05-atividades-software-brasil-dinamica-concorrencial-politica-industrial-desenvolvimento/2010-Atividades-de-Software-no-Brasil--Concorrencia-Pol?tica-Industrial--Antonio-Carlos-Diegues.pdf

DYBÅ, Tore. Improvisation in small software organizations. [S. l.: s. n.], 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1109/52.877872

EDVARDSSON, Bo et al. Customer integration within service development - A review of methods and an analysis of insitu and exsitu contributions. Technovation, [s. l.], v. 32, n. 7–8, p. 419–429, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.technovation.2011.04.006

FILIERI, Raffaele. Consumer co‐creation and new product development: a case study in the food industry. Marketing Intelligence & Planning, [s. l.], v. 31, n. 1, p. 40–53, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1108/02634501311292911

GALVAGNO, Marco; DALLI, Daniele. Theory of value co-creation: a systematic literature review. [S. l.: s. n.], 2014. ISSN 0960-4529.v. 24 Disponível em: https://doi.org/10.1108/MSQ-09-2013-0187

HIRAMA, Kechi. Engenharia de software: qualidade e produtividade com tecnologia. Rio de Janeiro: Makron Books, 2011.

IIVARI, Netta. Discursive construction of “user innovations” in the open source software development context. Information and Organization, [s. l.], v. 20, n. 2, p. 111–132, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.infoandorg.2010.03.002

JUNTUNEN, Mari. Co‐creating corporate brands in start‐ups. Marketing Intelligence & Planning, [s. l.], v. 30, n. 2, p. 230–249, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1108/02634501211211993

KAMBIL, Ajit; FRIESEN, GB Bruce; SUNDARAM, Arul. Co-creation: A new source of value. Outlook, [s. l.], n. 2, p. 38–43, 1999. Disponível em: http://kambil.com/accenture/cocreation2.pdf

KAUTZ, Karlheinz. Improvisation in information systems development practice. Journal of Information Technology Case and Application Research, [s. l.], v. 11, n. 4, p. 30–59, 2009.

KAUTZ, Karlheinz et al. The Process of Co-creation in Information Systems Development: A Case Study of a Digital Game Development Project. In: ADVANCES IN INFORMATION SYSTEMS DEVELOPMENT. [S. l.]: Springer, 2019. p. 187–206.

KAUTZ, Karlheinz; BJERKNES, Gro. Information Systems Development as Value Co-Creation. Communications of the Association for Information Systems, [s. l.], v. 46, n. 1, p. 1–24, 2020.

KAZMAN, Rick; CHEN, Hong-Mei. The Metropolis Model : A New Logic for Development of Crowdsourced Systems. Communications of the ACM, [s. l.], v. 52, n. 7, 2009.

LEICHT, Niklas; BLOHM, Ivo; LEIMEISTER, Jan Marco. How to Systematically Conduct Crowdsourced Software Testing? Insights from an Action Research Project. [s. l.], 2016.

LEÓN, G Molina; BREITER, A. Co‐creating Visualizations: A First Evaluation with Social Science Researchers. In: , 2020. Computer Graphics Forum. [S. l.]: Wiley Online Library, 2020. p. 291–302.

MACHADO, Leticia et al. Software Crowdsourcing Challenges in the Brazilian IT Industry. In: , 2016. ICEIS (1). [S. l.: s. n.], 2016. p. 482–489.

MAGNI, M.; PROVERA, B.; PROSERPIO, L. Individual attitude toward improvisation in information systems development. Behaviour and Information Technology, [s. l.], v. 29, n. 3, p. 245–255, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1080/01449290802164487

MILLS, H. D. The management of software engineering, Part I: Principles of software engineering. IBM Systems Journal, [s. l.], v. 19, n. 4, p. 414–477, 1980.

NAKKI, Pirjo; KOSKELA, Kaisa; PIKKARAINEN, Minna. Practical model for user-driven innovation in agile software development. 2011 17th International Conference on Concurrent Enterprising, [s. l.], n. Ice, p. 1–8, 2011.

NOORDMAN, Janneke et al. ListeningTime; participatory development of a web-based preparatory communication tool for elderly cancer patients and their healthcare providers. Internet Interventions, [s. l.], v. 9, n. May, p. 51–56, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.invent.2017.05.002

PEE, L. G. Customer co-creation in B2C e-commerce: does it lead to better new products? Electronic Commerce Research, [s. l.], v. 16, n. 2, p. 217–243, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10660-016-9221-z

PRAHALAD, C. K.; RAMASWAMY, Venkat. Co-creation experiences: The next practice in value creation. Journal of Interactive Marketing, [s. l.], v. 18, n. 3, p. 5–14, 2004a. Disponível em: https://doi.org/10.1002/dir.20015

PRAHALAD, C.K.; RAMASWAMY, Venkat. Co‐creating unique value with customers. Strategy & Leadership, [s. l.], v. 32, n. 3, p. 4–9, 2004b. Disponível em: https://doi.org/10.1108/10878570410699249

RAMASWAMY, Venkat; OZCAN, Kerimcan. O paradigma da cocriação. São Paulo: Atlas, 2016.

ROSELINO, José Eduardo. A Indústria de Software: o modelo brasileiro em perspectiva comparada. 1–236 f. 2006. - Universidade Estadual de Campinas, [s. l.], 2006. Disponível em: http://geein.fclar.unesp.br/producao2/teses/arquivos/240506Tese_Versao_Grafica.pdf

ROZANSKI, N; WOODS, E. Software systems architecture: working with stakeholders using viewpoints and perspectives. Upper Saddle River, NJ: Addison-Wesley, 2005.

RUSSO‐SPENA, Tiziana; MELE, Cristina. “Five Co‐s” in innovating: a practice‐based view. Journal of Service Management, [s. l.], v. 23, n. 4, p. 527–553, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1108/09564231211260404

SAARIJÄRVI, Hannu. The mechanisms of value co-creation. Journal of Strategic Marketing, [s. l.], v. 20, n. 5, p. 381–391, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1080/0965254X.2012.671339

SAUNDERS, Mark; LEWIS, Philip; THORNHILL, Adrian. Research Methods for Business Students. Seventh eded. [S. l.]: Pearson Prentice Hall, 2016.

SHETH, Jagdish N; USLAY, Can. Implications of the Revised Definition of Marketing: From Exchange to Value Creation. Journal of Public Policy & Marketing, [s. l.], v. 26, n. 2, p. 302–307, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1509/jppm.26.2.302

SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de software. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

SUERDEM, A.; OZTAYSI, B. Collaborative Requirement Prioritization for an E-Recruitment Platform for Qualified but Disadvantaged Individuals. In: KNOWLEDGE, INFORMATION AND CREATIVITY SUPPORT SYSTEMS. [S. l.: s. n.], 2016. p. 547–556.

VAN LIMBURG, M. et al. Business Modeling to Implement an eHealth Portal for Infection Control: A Reflection on Co-Creation With Stakeholders. JMIR research protocols, [s. l.], v. 4, n. 3, 2015.

VIANA, Rodrigo Bahia; LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Liderando Organizações Cocriativas Utilizando as Mídias Sociais. In: COCRIAÇÃO DE VALOR: CONECTANDO A EMPRESA COM OS CONSUMIDORES ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS E FERRAMENTAS COLABORATIVAS. São Paulo: Atlas, 2014. p. 110–126.

WALSHAM, Geoff. Interpretive case studies in IS research: nature and method. European Journal of information systems, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 74–81, 1995.

YIN, Robert K. Estudo de Caso-: Planejamento e Métodos. 5. ed.ed. Porto Alegre: Bookman editora, 2015.

ZWASS, Vladimir. Co-Creation: Toward a Taxonomy and an Integrated Research Perspective. International Journal of Electronic Commerce, [s. l.], v. 15, n. 1, p. 11–48, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.2753/JEC1086-4415150101


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.