APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL UMA FORMA INOVADORA NA ESTRATÉGIA DE ENSINO

Tania CRACO, Uiliam Hahn BIEGELMEYER, Maria Emilia CAMARGO

Resumo


Na atualidade, os diferentes perfis de profissionais estão inseridos em um ambiente mutável e competitivo, no qual é indispensável desenvolver inúmeras competências. Nesse ambiente dinâmico faz-se necessário buscar novas metodologias de ensino que possibilitem envolver todos os sentidos e que proporcionem novas práticas de aprendizagem. Neste ponto, a prática docente precisa ir além do simples processo de transmitir conhecimento, sendo necessário o resgate do estímulo da edificação integrada da competência dos alunos por meio da vivência, autoconhecimento e autodesenvolvimento e ter a capacidade de vislumbrar o aluno de forma individual e integrando emoções com a razão. Em função disso, o trabalho tem objetivo de analisar o uso da aprendizagem experiencial como ferramenta no processo de ensino. Para o seu desenvolvimento são utilizadas ferramentas da pesquisa exploratória realizada em sala de aula em uma turma de graduação.  Através desse estudo pode-se constatar que a metodologia adotada possibilitou ao grupo um processo de autoconhecimento, auto percepção, avaliação do grupo, estimulou o reconhecimento de seus limites, habilidades e competências, permitindo um processo de ensino e aprendizado contínuo


Palavras-chave


Aprendizagem Experiencial, Inteligência Emocional; Competências, Estratégias para Desenvolvimento de Competências, Ciclo de Aprendizagem, Dinâmica de Grupo.

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