Modularização e customização de produtos de consumo: possibilidades de aplicação na indústria de jóias

Carolina de Araujo GUILGEN, Gláucia de Salles FERRO, Alexandre V. PELEGRINI

Resumo


RESUMO

Este artigo trata de aspectos mercadológicos, produção industrial, customização em massa, modularização e postponement na indústria de design de jóias. A modularização, sendo um processo de desenvolvimento de produtos, onde este é concebido a partir de unidades básicas padronizadas, e onde as diversas combinações de um mesmo conjunto de unidades podem gerar modelos e variações dos mais distintos produtos finais, pode acrescentar muito ao setor joalheiro, como já vem fazendo o processo de customização em massa.

Palavras-chaves: Modularização, customização em massa, postponement

 

ABSTRACT

This article deals with aspects of marketing, manufacturing, mass customization, product modularization and postponement regarding the jewelry design industry. Modularization is a product development process that envisions a product or service as a group of functional standardized basic units, where different combinations between the same set of units can lead toward an increase in product variety. Modularization strategies are recognized in the literature as an effective method to deliver mass customization processes in many industries, offering the possibility of customized solutions and personalized product styles, qualities that are very well valued in the jewelry design industry.

Key-words: Modularization, mass customization, postponement

 

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.