ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UM SILO SECADOR E DE ARMAZENAMENTO DE GRÃOS EM UMA GRANDE PROPRIEDADE RURAL

Leonardo Santin, Telma Regina Stroparo, Roberto Marcos Navarro

Resumo


Com objetivo de analisar a viabilidade econômica no processo de implantação de um silo secador e de armazenamento de grãos em uma propriedade rural no centro sul do Paraná, a presente pesquisa caracteriza-se metodologicamente como pesquisa aplicada, de caráter exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, bibliográfica, documental e estudo de caso. Os dados levantados são relativos aos anos de 2018 e 2019. Fez-se uma análise comparativa dos custos e resultados com armazenagem sob três perspectivas: aluguel de silo, silo próprio e venda imediata da produção de soja. Os resultados das análises de dados permitem inferir que, nas condições especificas do estudo do caso, não é economicamente viável a aquisição do silo orçado. Verificou-se que os custos financeitos com implantação do silo superam os custos com terceirização de armazenagem.


Palavras-chave


Viabilidade; Armazenagem; Grãos; Terceirização de Armazenagem

Texto completo:

PDF

Referências


BATALHA, M. O.; BUAINAIN, A. M.; SOUZA FILHO, HM de. Tecnologia de gestão e

agricultura familiar. Gestão integrada da agricultura familiar. Edufscar, 2005.

BACALTCHUK, B.; LORINI, I. A Qualidade Desejada na Armazenagem ae Grãos ao País. Embrapa Trigo, 2008.

BUAINAIN, A.M, ALVES, E. DA SILVEIRA, J.M. NAVARRO, Z. O mundo rural no Brasil do século 21: a formação de um novo padrão agrário e agrícola. Brasília, DF: Embrapa, 2014

BURKOT, C.R. A qualidade desejada na secagem e armazenagem de grãos em uma cooperativa no município de Ponta Grossa–PR. Revista de Gestão e Organizações Cooperativas, v. 1, n. 2, p. 39-50, 2014.

CONAB.Acompanhamento da safra brasileira de grãos v. 5 - Safra 2017/18, n.12 - Décimo segundo levantamento. Companhia Nacional de Abastecimento. Brasília: Conab, 2018 Disponível em: . Acesso em 15 set. 2018.

CONAB. Acompanhamento da safra brasileira. 11º Levantamento de Grãos Safra 2012/2013. Companhia Nacional de Abastecimento. Brasília: Conab, 2013. Disponível em: . Acesso em 05 mai. 2018.

CONAB, Acompanhamento da Safra Brasileira de Grãos. V. 6 -Safra 2018/19, n.12 –Décimo segundo levantamento, Setembro de 2020. Disponível em www.conab.gov.br

Cooper, D.R., & Schindler, P.S. Métodos de pesquisa em administração 10a.ed. Porto Alegre: Bookman, 2011

Creswell, J.W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto (2a. ed.). Porto Alegre: Artmed, 2007.

Elias, M.C. Armazenamento e Conservação dos Grãos. Pólo de Inovação Tecnológica em Alimentos da Região Sul, Pelotas, RS, Brasil. Acesso em: 10 set. 2018.

FAO - Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. Déficit na Capacidade de armazenagem, 2013. Disponível em: . Acesso em: 09 set. 2018.

GOMES, F.C. Estudo teórico e experimental das ações em silos horizontais. São Carlos. 205p. Universidade de São Paulo, 2000.

GRAY, D. E. Pesquisa no mundo real. 2. Ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

LIMA JÚNIOR, A. F.; OLIVEIRA, I. P.; ROSA, S. R. A.; SILVA, A. J. S.; MORAIS, M. M. Controle De Pragas De Grãos Armazenados: Uso E Aplicação De Fosfetos. Revista Faculdade Montes Belos, 2012.

MACEDO, M. A. S.; SIQUEIRA, J. R. M. Custo e estrutura de capital – uma abordagem crítica. In: MARQUES, J. A. V. C.; SIQUEIRA, J. R. M. Finanças Corporativas: aspectos essenciais. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2006

MAIA, G. B. S.; PINTO, A. R.; MARQUES, C. Y. T.; LYRA, D. D.; ROITMAN, F. B. Panorama Da Armazenagem De Produtos Agrícolas No Brasil. Revista do BNDES, 2013.

MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2007.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento [MAPA]. 2011. Instrução normativa n. 29, de 08 de junho de 2011. Dispõe sobre os requisitos técnicos obrigatórios ou recomendados para certificação de unidades armazenadoras em ambiente natural. Diário Oficial da União, Brasília, 09 jun. 2011. Seção 1, p.9-15.

PATURCA, E. Y. Caracterização das estruturas de armazenagem de grãos: um estudo de caso no mato grosso. Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial–ESALQ-LOG. Piracicaba, 2014

OLIVEIRA, R. O e SPERSE. E. Utilização de Estratégias de Branding em Commodities Agropecuárias: Uma Revisão da Literatura e Proposições de Pesquisa. VII Congresso de Administração da ESPM - São Paulo, 2010.

PUZZI, D. Abastecimento e Armazenagem de Grãos. Campinas-SP, 2000.

VERGARA, W. R., et al. Análise de viabilidade econômico-financeira para aquisição de uma unidade de armazenagem de soja e milho. Revista Gepros, 2017.

VIEIRA, R. A.; DALCHIAVON, F. C. Custos e viabilidade da implantação de uma unidade armazenadora de grãos no Mato Grosso. Revista IPecege, v. 4, n. 2, p. 7-15, 2018

WERKNE, R. Aplicação do conceito de valor presente na contabilidade. Revista Brasileira de Contabilidade. Conselho Federal de Contabilidade, n. 126. Brasília, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.