DA GESTÃO DA INOVAÇÃO AO DESIGN DE SERVIÇOS: ARTICULAÇÕES E CONEXÕES
Resumo
No contexto de alterações no cenário econômico e tecnológico do setor de serviços, é preciso que as organizações busquem formas de inovar para sobreviverem e se destacarem no mercado. Nesse sentido, a gestão da inovação destaca-se como área fundamental das organizações. Como meio de implantar a inovação nas empresas, destacam-se as metodologias de User Experience (UX) e Design de Serviços, que utilizam o Design Thinking (DT) como meio de desenvolvimento de seus processos. Pensando nisso, este artigo visa demonstrar a conexão entre a Gestão da Inovação e Design de Serviços. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os temas em questão (UX, DT, Gestão da Inovação e Design de Serviços). Por fim, foi proposto um modelo teórico analítico que faz a conexão dos conceitos supracitados.
Texto completo:
PDFReferências
AZIZPOUR, A. A Practical Guide to Outside-In Service Design (English Edition), 2017.
BARCET. Innovation In services: a new paradigm and innovation modelo. In GALLOUJ, F.; DJELLAL, F. The Handbook of Innovation and Services. Cheltnham: Edward Elgar, 2010.
BESSANT, J.; TIDD, Joe. Gestão da Inovação, 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
BESSANT, J.; TIDD, Joe. Inovação e Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
BIRKINSHAW, J. M., MOL, M. J. How management innovation happens. MIT Sloan Management Review. N. 47, Vol. 4. 2006.
CHRISTENSEN C. M.; RAYNOR Michael E. O Crescimento pela Inovação: Como crescer de forma sustentada e reinventar o sucesso. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
CORRÊA, H. L.; CAON, M. Gestão de serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes, São Paulo: Atlas, 2012.
FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS, M. J. Administração de Serviços, 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.
GADREY. J.; GALLOUJ, F.; WEINSTEIN, O. New modes of innovation. How services benefit industry. International Journal of service industry management, v. 6, n. 3, p. 4-16, 1995.
GORNIAK, G. A Experiencia do Usuário (UX) Aplicada aos Sistemas de Gestão. 2018. Dísponível em: Acesso em: 20 de junho de 2019.
HAMEL, G. O futuro da administração, Rio de Janeiro: Campus, 2007.
HAMEL, G.; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo Futuro: Estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1995.
HANSEN, T. M.; BIRCKINSHAW, Julian. A cadeia de Valor da Inovação. Disponível em: Acesso em: 15 junho 2019.
HARTSON, R.; PYLA. P. S. The UX Book: Agile UX Design for a Quality User Experience, 2018.
HAUBERT, B.; SCHREIBER, D.; PEREIRA, C. M. P. Combinando o Design Thinking e a Criatividade no Processo de inovação Aberta. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v. 20, p.73 – 89, 2019.
HINNIG, R.; FIALHO, F. A. P. Design de Serviço no setor público: estudo de caso do projeto Make It Work na cidade de Sunderland (Inglaterra). Estudos em Design | Revista (online). Rio de Janeiro: v. 21, n.2, p. 01 – 17, 2013.
HOWELLS, J. Services and innovation in services innovation: new theoretical directions. In: GALLOUJ,Farid; DJELLAL, Faridah.The Handbook of Innovation and Services. Cheltnham: Edward Elgar, 2010.
KALBACH, J. Design de Navegação Web: Otimizando a experiência do usuário, 2009.
KNIGHT, W. UX for Developers: How to Integrate User-Centered Design Principles Into Your Day-to-Day Development Work, 2018.
KON, A. A nova economia política dos serviços. São Paulo: Perspectiva, 2015.
KON, A. Sobre as atividades de serviços: revendo conceitos e tipologias. Revista de Economia Política, v. 19, n. 2, p. 74, 1999.
Manual de Oslo. Disponível em: Acesso em: 06 junho 2019.
MELCHERT, R. R. Micro e pequenas empresas formais: uma análise da contribuição à economia paulista nos anos 90. PUCSP, dissertação de Mestrado, São Paulo, 2003.
MORITZ, S. Service Design: Practical access to an evolving field, 2005.
MORVILLE, P. User Experience Design, 2004. Disponível em: Acesso em: 28 maio 2019.
NETO, J. PIB cresce 1,1% pelo segundo ano seguido e fecha 2018 em R$ 6,8 trilhões, IBGE, 2019. Disponível em: Acesso em: 06 agosto 2019.
PAVITT, K. Sectoral Patterns of Technical Change: Towards a Taxonomy and a Theory. Research Policy. v. 13, n. 6, p. 343-373, 1984.
PENIN, L. An Introduction to Service Design: Designing the Invisible (English Edition), 2018.
PROENÇA, A.; LACERDA, D. P.; ANTUNES JR, J. A. V.; TÁVORA JR, J. L.; SALERNO, M. S. Gestão da Inovação e Competitividade no Brasil: Da Teoria para a Prática, Porto Alegre: Bookman, 2015.
RAMÍREZ, D. M. B.; ZANINELLI, T. B. O uso do design thinking como ferramenta no processo de inovação em bibliotecas. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 22, n.49, p.59 – 74, 2017.
RAMOS, M. et al. Design de Serviços e Experiência do Usuário (UX): uma análise do relacionamento das áreas. DAPesquisa, v.11, n.16, p105-1023, 2016.
SCHERER, F. O.;. CARLOMAGNO, M. S. Gestão da Inovação na Prática: como aplicar conceitos e ferramentas para alavancar a inovação, 2016.
SCHUMPETER, J. A. A teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Nova Cultura, 1997.
SHAVININA, L. V., KAVITA L. S. On the nature of individual innovation. The international handbook on innovation. Oxford: Elsevier. 2003.
SILVA FILHO, A. M. Conectividade e Informação: usabilidade e mobilidade orientada para user experience. Revista Espaço Acadêmico, Paraná, nº135, p. 9 – 14, 2012.
SOUZA, K. B.; BASTOS, S Q de A.; PEROBELLI, F. S. As múltiplas tendências da terciarização: uma análise insumo-produto da expansão do setor de serviços. ANPEC, 2011.
STICKDORN, M.; SCHNEIDER, J. Isto é design thinking de serviços: Fundamentos, ferramentas, casos. Porto Alegre: Bookman, 2014.
SUNDBO, J. The toilsome path of service innovation: the effects of the law of low human multi-task capability. In: GALLOUJ, F.; DJELLAL, F. The Handbook of Innovation and Services. Cheltnham: Edward Elgar, 2010.
TARTAS, D. et al. Uma análise bibliográfica e histórica entre serviços e design de serviços. DAPesquisa, v.11, n.17, p33 – 46, 2016.
TIGRE, P. B. Gestão da Inovação: A economia da tecnologia no Brasil. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2006.
VAN de VEN, A. H., et al. "Building an infrastructure for the innovation journey." The Innovation Journey. Oxford: University Press. 1999.
VIANNA, M et al. Design Thinking: Inovação em negócios, 2. ed. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.
WILLIAMS, C. ADM: Princípios de Administração, 9. ed, São Paulo: Cengage, 2017.
ZEITHAML, V. A.; BITNER, M. J.; GREMLER, D. D. Marketing de serviços: a empresa com foco no cliente, 6. ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2014.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548
Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181