Utilização do planejamento estratégico no restaurante Spoleto: um estudo do processo a luz da metodologia de Certo e Peter

Leonardo José Seixas PINTO, Eduardo Picanço CRUZ

Resumo


RESUMO

Pensar estrategicamente para competir é o desafio das organizações neste ambiente marcado pela incerteza. A antecipação às mudanças com criatividade, inovação e ousadia, observando para isto, o ambiente tecnológico, a política, a concorrência, a cultura organizacional, entre outros, são aspectos importantes no desenvolvimento do plano estratégico. Diante disto, o Restaurante Spoleto, classificado inicialmente como empresa de pequeno porte em busca da sobrevivência, percebeu um nicho de mercado, optando assim por estratégias inovadoras, estabeleceu um novo conceito no segmento de alimentação fora de casa não sendo classificado como fast food, nem tão pouco restaurante, mas como food service. Através de um plano estratégico, a principio identificado como informal, o Restaurante Spoleto obteve como resultado a ampliação de 87 lojas em todo Brasil em apenas seis anos através da venda de franquias. Seus principais atrativos incorrem em custos operacionais mais baixos que os restaurantes tradicionais, basicamente devido a redução do tamanho da cozinha; processos customizados e redução de mão-de-obra. O objetivo da pesquisa em questão foi identificar o processo de planejamento da empresa e tentar enquadrá-lo dentro da metodologia de Certo e Peter com vistas a verificar se realmente houve uma informalidade ou se este obedeceu algum padrão conceitual.

 

Palavras-chave: Estratégia; Planejamento estratégico; Plano de negócios.


ABSTRACT

Thinking strategically is the challenge for organizations that should compete in this uncertain environment. Anticipating the changes with creativity, innovation and boldness, watching the environment, are important aspects in developing the strategic plan. So, a small business as Spoleto Restaurant, trying to survive, attacked a market niche in its segment, by choosing innovative strategies, and established a new concept classified as service food. Through a strategic plan, at first classified as informal, Spoleto Restaurant had enlarged to 87 stores in Brazil in just six years by franchise sales. It priorizes lower operating costs than the traditional restaurants, primarily due to reduction in the size of the kitchen, custom processes and reduced spends with employees. The objective of this research was to identify the planning process of the company and trying to fit it inside the Certo and Peter methodology  in order to identify whether there was indeed an informality or if it followed a pattern concept.

 

Key words: Strategy; Strategic planning; Business plan.


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