CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL: UMA VISÃO ESTRATEGICA PARA O SUCESSO

Nair NOVOCHADLEY, Eliete Costacurta QUADROS

Resumo


RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo diagnosticar o clima organizacional.  Baseado  em umapesquisa de clima,  discutir os resultados obtidos  e  analisando  os pontos que apresentamíndices insatisfatórios para o bom funcionamento da organização.  O gerenciamento de um clima organizacional que atenda às necessidades dos colaboradores de uma organização toma-se mais eficiente direcionando o comportamento motivado para a busca dos objetivos da organização. O clima de uma organização é considerado favorável quando as necessidades pessoais dos seus colaboradores estão sendo atendidas, proporcionando um sentimento de bem estar no ambiente de trabalho. Sendo assim,   as taxas de absenteísmos, de rotatividade, de pichações em banheiros, de manifestações e greves, são indicativas de que o clima na organização  não esta muito bem e  precisa de atenção dos superiores.  Uma organização que se preocupa com o bem-estar dos colaboradores deve sempre estar atenta as atitudes e comportamento dos seus funcionários, pois o sucesso da empresa esta diretamente ligado à satisfação dos seus colaboradores.  Outro fator importante é a comunicação, esta deve ter atenção especial pelos superiores da empresa e o seu continuo desenvolvimento e melhoria só tem a acrescentar benefícios à mesma, onde muitas vezes, o problema não esta na cultura e sim na comunicação interna.

Palavras-chave: Cultura; Clima organizacional; Pesquisa de clima.

Abstract

This  paper aims to  diagnose the  organizational climate. Based on a survey  of  climate,  discussthe results and analyzing  the points  that supply inadequate  for the proper functioning  of the organization  indexes.  Managing  an organizational climate  that meets the needs  of theemployees of an organization  becomes  more efficient directing  motivated  to pursue theobjectives of the organization  behavior.  The  climate of  an organization  is considered  favorablewhen  the personal needs  of their employees  are being met, providing  a sense of  well-being in the workplace.  Thus, rates of  absenteeism,  turnover, graffiti  in  bathrooms,  demonstrations and strikes,  are indicative of  the climate  in the  organization  is not  well and needs attention  of superiors.  An organization  that cares about  the well-being of employees  should always be attentive  attitudes and  behavior of their  employees because  the company's success  is directlylinked to employee satisfaction.  Another important factor  is communication,  this  should havespecial attention  by senior company and its  continuous development and improvement has onlyadded  to the same  benefits,  where  often  the problem  is not  culture  but in  internal communication.

Keywords: Culture; Organizational climate; Climate sur


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.