CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL: UMA VISÃO ESTRATEGICA PARA O SUCESSO
Resumo
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo diagnosticar o clima organizacional. Baseado em umapesquisa de clima, discutir os resultados obtidos e analisando os pontos que apresentamíndices insatisfatórios para o bom funcionamento da organização. O gerenciamento de um clima organizacional que atenda às necessidades dos colaboradores de uma organização toma-se mais eficiente direcionando o comportamento motivado para a busca dos objetivos da organização. O clima de uma organização é considerado favorável quando as necessidades pessoais dos seus colaboradores estão sendo atendidas, proporcionando um sentimento de bem estar no ambiente de trabalho. Sendo assim, as taxas de absenteísmos, de rotatividade, de pichações em banheiros, de manifestações e greves, são indicativas de que o clima na organização não esta muito bem e precisa de atenção dos superiores. Uma organização que se preocupa com o bem-estar dos colaboradores deve sempre estar atenta as atitudes e comportamento dos seus funcionários, pois o sucesso da empresa esta diretamente ligado à satisfação dos seus colaboradores. Outro fator importante é a comunicação, esta deve ter atenção especial pelos superiores da empresa e o seu continuo desenvolvimento e melhoria só tem a acrescentar benefícios à mesma, onde muitas vezes, o problema não esta na cultura e sim na comunicação interna.
Palavras-chave: Cultura; Clima organizacional; Pesquisa de clima.
Abstract
This paper aims to diagnose the organizational climate. Based on a survey of climate, discussthe results and analyzing the points that supply inadequate for the proper functioning of the organization indexes. Managing an organizational climate that meets the needs of theemployees of an organization becomes more efficient directing motivated to pursue theobjectives of the organization behavior. The climate of an organization is considered favorablewhen the personal needs of their employees are being met, providing a sense of well-being in the workplace. Thus, rates of absenteeism, turnover, graffiti in bathrooms, demonstrations and strikes, are indicative of the climate in the organization is not well and needs attention of superiors. An organization that cares about the well-being of employees should always be attentive attitudes and behavior of their employees because the company's success is directlylinked to employee satisfaction. Another important factor is communication, this should havespecial attention by senior company and its continuous development and improvement has onlyadded to the same benefits, where often the problem is not culture but in internal communication.
Keywords: Culture; Organizational climate; Climate sur
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Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548
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