PRAZER E SOFRIMENTO DOS DOCENTES DA ESCOLA MUNICIPAL DE CONTAGEM-MG

Romulo Oliveira CHAVES

Resumo


Resumo

Este estudo analisou a vivência de prazer e sofrimento no trabalho, numa Escola Municipal de Contagem-MG. Em se referindo a metodologia, o estudo foi realizado com base em uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, utilizando o método de estudo de caso. A pesquisa foi realizada com 7  docentes da escola. A coleta de dados foi feita através do questionário adaptado, com base no Inventário sobre Trabalho e Riscos de Adoecimento de Ferreira e Mendes (2007). Os resultados demonstram que o contexto do trabalho dos docentes tem sido marcado pelo ritmo normal e pela exigência adequado ao ritmo de trabalho. Os custos físicos mais aparentes estão relacionados ao uso excessivo de voz e esgotamento mental. As vivências de prazer são relacionadas sobretudo ao orgulho de ensinar, ao reconhecimento como educador e a participação na formação do ser humano e do profissional. As vivências de sofrimentos são derivadas principalmente dos baixos salários que forçam os docentes a aumentar a carga horária, a aumentar as atividades ficando assim mais propensos ao adoecimento no trabalho, a estratégia de enfrentamento mais evidente percebida nas entrevistas foi a negação das causas de sofrimento e a sublimação do trabalho de professor como um herói social para mascarar as auguras provenientes da profissão.

 

Palavras-Chave: Prazer e sofrimento no Trabalho – Docentes – Enfrentamento

 

 

 

Abstract

 

This article analyses the pleasure and suffering at work in a municipal school of Contagem in the state of Minas Gerais. The study was descriptive with qualitative approach, using the case studt method. The research involved 7 teachers of the school. The data collecting based on instrument of Mendes e Ferreira (2007). The results show that the work context of teachers is configured by the normal rhythm considered adequate. The physical costs are related by the excessive use of voice and mental struggling. The pleasure at work is related to proud to teach, acknowledgement as educator and the participation on the formation of human being and professional. The suffering at work  to form from the low wages that force the teachers to amplify the time of work, taking propensity to sickness at work. The strategy to deal with the suffering was a denial of activities that causes this situation and the sublimation of function as a social hero to compensate the obstacles of profession.

 

Key-words: Pleasure and suffering at work, teachers, confrontation


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