Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Visando promover o debate acadêmico e empresarial acerca dos temas que envolvem a Empresa Cidadã, o UNICURITIBA lançou em 2011, evento pioneiro para discutir e aprofundar visões sobre a Constituição Cidadã e o engajamento cidadão das empresas. Vieram pesquisadores de distintas Universidades brasileiras, como da UNILA, UFSC, UFMS, UFU, UFPR, UENP, UNIP/SP, UNIb, UNINOVE, U N I C ESUMAR, ESTÁCIO, ANCHIETA, UNICASTELO, FURG e PUC/SP, dentre outras instituições e empresas, como o Grupo RPCCom, o Grupo Macisa, o Grupo O Boticário, o Grupo Kraft Foods, o Grupo JBS e as editoras jurídicas Clássica e Juruá, além da ITAIPU, na qualidade de patrocinadora, participou das oito primeiras edições do CONBRADEC, por meio dos representantes enviados, das principais mesas e debates. Desde então, o sucesso do evento ganhou novas dimensões, chegando a contar em sua última edição, com mais de 80 palestrantes, vindos de aproximadamente 20 estados brasileiros.

Trata-se de Congresso promovido pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Empresarial e Cidadania em parceria com a Graduação e Especialização do UNICURITIBA, com a presença de empresários, executivos, pesquisadores e professores de destaque no setor, contando com a participação ativa da comunidade científica, por meio da apresentação de comunicações e pôsteres (previamente selecionados) e posterior publicação de anais. Pretendemos mais uma vez reunir pesquisadores em direito, sustentabilidade, administração, políticas públicas, ciências sociais, demografia, sociologia, economia e filosofia.

OBJETIVOS

Aproximar o Poder Público do Setor Privado, em especial, aproximar o Poder Judiciário e o Ministério Público da prática solidária promovida por empresas cidadãs, visando analisar suas principais demandas e propor soluções em congresso acadêmico, contendo conferências, palestras, apresentação de comunicações e pôsteres, além da publicação de anais na área de Direito Empresarial e Cidadania e lançamento de livros eletrônicos de pesquisadores na área, dentre os quais, juízes, desembargadores, procuradores de justiça, promotores, advogados e professores de Direito, lançando Coletâneas de Direito Empresarial, Sustentabilidade, responsabilidade Social da Empresa, Responsabilidade Sócio-Ambiental, e Cidadania Empresarial.

Objetivo Geral:

Consolidar a pesquisa e as ações de governança corporativa e gestão pública na área pela divulgação dos resultados dos trabalhos, palestras, debates e conferências, assim como pela publicação.

Objetivos Específicos:

Disseminar os princípios regedores do novo direito empresarial, focado não apenas no lucro financeiro, mas igualmente no lucro social; analisar os marcos regulatórios da prática empresarial cidadã e propor a fixação de novos; discutir as práticas de responsabilidade social empresarial à luz do direito e da cidadania; fomentar a importância do direito para a sustentabilidade empresarial e social; refletir sobre a efetivação dos princípios constitucionais na ordem econômica nacional e em face à globalização.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Congresso Ibero-Americano de Direito Empresarial e Cidadania

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RESUMO EXPANDIDO

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

PÔSTER

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.