EMPREENDIMENTO URBANO ASSOCIADO À INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE COLETIVO: ANÁLISE DOS CASOS DE TAI WAI, NOVA YORK E SÃO PAULO
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| 1. | Título | Título do documento | EMPREENDIMENTO URBANO ASSOCIADO À INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE COLETIVO: ANÁLISE DOS CASOS DE TAI WAI, NOVA YORK E SÃO PAULO |
| 2. | Autor | Nome do autor, afiliação institucional, país | NELSON MAURO VOLPE; Universidade São Judas Tadeu; Brasil |
| 2. | Autor | Nome do autor, afiliação institucional, país | CRISTINA DE CAMPOS; FAUUSP; Brasil |
| 3. | Assunto | Área(s) do Conhecimento | |
| 3. | Assunto | Palavras-chave(s) | Empreendedorismo urbano; Empresa associada; Financiamento; Infraestrutura; Transporte público. |
| 4. | Descrição | Resumo | Em muitas cidades observa-se a presença de iniciativas imobiliárias que visam a recuperação de áreas degradadas ou subaproveitadas por meio de empreendimentos urbanos que integram serviços, lazer, habitação e modais de transporte. Existem exemplos globais diversos de iniciativas dessa natureza, empreendimentos bem-sucedidos, projetos audaciosos ainda em execução e iniciativas que não foram tão exitosas em agregar outras funcionalidades de forma associada. O objetivo é analisar o empreendedorismo na escala urbana, com foco específico na sua articulação com o sistema de transporte coletivo, cujo proposito é financiar sua implantação e/ou custear sua operação. Para isso, são estudados três casos de empreendimentos realizados em diferentes cidades: o território de Tai Wai em Hong Kong e a Mass Transit Railway Corporation (MTR), Nova York e o Metropolitan Transportation Authority (MTA) e São Paulo e a Companhia do Metropolitano de São Paulo (CMSP). Para esses três casos e seus diferentes contextos foi utilizada a metodologia do estudo de caso que utiliza dados qualitativos e quantitativos disponíveis em indexadores e dados financeiros das empresas estudadas. Para a análise visual dos empreendimentos e sua implantação na forma urbana, foram produzidos materiais gráficos a partir de levantamento fotogramétrico do Google Earth. Como o transporte coletivo público é uma política pública essencial para garantia os direitos constitucionais, a análise e proposição de estratégias para a redução dos subsídios aos sistemas são de elevada relevância para a sustentabilidade e o equilíbrio social.
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| 5. | Editora | Editora, localização | International Journal of Professional Business Review |
| 6. | Contribuidor | Patrocínio | |
| 7. | Data | (YYYY-MM-DD) | 2024-09-30 |
| 8. | Tipo | Situação & gênero | Artigo Avaliado pelos Pares |
| 8. | Tipo | Tipo | |
| 9. | Formato | Formato do Documento | |
| 10. | Identificador | Identificador de Recurso Uniforme (URI) | https://revista.unicuritiba.edu.br/index.php/admrevista/article/view/7347 |
| 11. | Fonte | Título da Revista/conferência; V. N. ano | Administração de Empresas em Revista; v. 3, n. 36 (2024): JULHO/SETEMBRO |
| 12. | Idioma | Português=pt | |
| 13. | Relacionamento | Docs. Sups. | |
| 14. | Cobertura | Localização geográfica, cronológica, amostra (gênero, idade, etc.) | |
| 15. | Direitos | Direito autoral e permissões |
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