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A IMPORTÂNCIA DO ENDOMARKETING NAS ORGANIZAÇÕES


 
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1. Título Título do documento A IMPORTÂNCIA DO ENDOMARKETING NAS ORGANIZAÇÕES
 
2. Autor Nome do autor, afiliação institucional, país Andreia De Lourdes Griebeler; Ftec Faculdade de Tecnologia; Brasil
 
2. Autor Nome do autor, afiliação institucional, país Flavia Camargo Bernardi; Universidade de Caxias do Sul; Brasil
 
2. Autor Nome do autor, afiliação institucional, país Uiliam Hahn Biegelmeyer; Universidade de Caxias do Sul; Brasil
 
2. Autor Nome do autor, afiliação institucional, país Maria Emilia Camargo; Universidade Federal de Santa Maria; Brasil
 
2. Autor Nome do autor, afiliação institucional, país Tania Craco; Instituto Federal de Educação do RS; Brasil
 
3. Assunto Área(s) do Conhecimento
 
3. Assunto Palavras-chave(s) Endomarketing. Comunicação Interna. Engajamento.
 
4. Descrição Resumo

O endomarketing consiste no marketing aplicado dentro da organização com ênfase para o público interno (funcionários), é considerado estratégico, uma vez que influencia no clima organizacional e no atendimento dos clientes. Geralmente o endomarketing contempla a liderança, os canais de comunicação interna e as campanhas e ações voltadas para o relacionamento com o público interno. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo principal identificar a percepção dos gestores sobre as práticas de endomarketing adotadas pela empresa. O aporte teórico contempla a visão dos principais autores sobre o tema, Cerqueira (1994), Bekin (2004) e Brum (2017). O estudo evidencia os benefícios do endomarketing para as empresas e para as equipes, tornando a marca da empresa mais relevante e competitiva para atrair os melhores profissionais do mercado. A metodologia de pesquisa é exploratória e descritiva, utilizando-se de uma abordagem quantitativa, por meio da aplicação de um questionário estruturado aplicado ao grupo de gestores da unidade de Caxias do Sul e o levantamento de dados secundários da pesquisa de clima organizacional. Os resultados da pesquisa junto aos líderes evidenciam as necessidades de aprimoramento na comunicação interna da empresa.

 
5. Editora Editora, localização International Journal of Professional Business Review
 
6. Contribuidor Patrocínio
 
7. Data (YYYY-MM-DD) 2022-08-06
 
8. Tipo Situação & gênero Artigo Avaliado pelos Pares
 
8. Tipo Tipo
 
9. Formato Formato do Documento PDF
 
10. Identificador Identificador de Recurso Uniforme (URI) https://revista.unicuritiba.edu.br/index.php/admrevista/article/view/194
 
11. Fonte Título da Revista/conferência; V. N. ano Administração de Empresas em Revista; v. 4, n. 30 (2022): OUTUBRO - DEZEMBRO
 
12. Idioma Português=pt pt
 
13. Relacionamento Docs. Sups.
 
14. Cobertura Localização geográfica, cronológica, amostra (gênero, idade, etc.)
 
15. Direitos Direito autoral e permissões Direitos autorais 2022 Administração de Empresas em Revista
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