ANÁLISE DA SATISFAÇÃO COMO UM PREDITOR DO ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA (IFSC)

Leonardo Cardoso Gomes, Ivone Junges, Nei Antonio Nunes, Cristina Martins

Resumo


Na literatura de marketing, o engajamento de clientes é um conceito relativamente novo, no setor educacional, as instituições de ensino superior estão cada vez mais reconhecendo o valor de estabelecer relacionamentos produtivos com estudantes e de obter engajamento destes estudantes. Diante disso, o objetivo do presente artigo é analisar a satisfação como um preditor do engajamento de estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina. Esta pesquisa trata-se de um estudo quantitativo, descritivo na forma de levantamento de campo, envolvendo estudantes matriculados na graduação da Instituição supracitada. Os dados foram analisados com auxílio de técnicas de estatística descritiva e Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados demonstraram alto grau de engajamento dos estudantes pela satisfação, o que evidencia uma relação positiva entre os construtos da pesquisa. Além disso,  a pesquisa  contribuiu por abordar o tema engajamento de estudantes no contexto brasileiro que de uma instituição de ensino superior e, com a identificação dos três principais preditores, a saber a satisfação tem efeito positivo sobre o engajamento de estudantes; o comprometimento tem efeito positivo sobre o engajamento de estudantes; e a confiança tem efeito positivo sobre o engajamento de estudantes que são preditores do engajamento de estudantes, uma temática com carência de estudos.


Palavras-chave


Marketing de Relacionamento; Satisfação como Preditor; Engajamento de Estudantes.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Helena; RAPOSO, Mário. Conceptual model of student satisfaction in higher education. Total Quality Management, [s. l.], v. 18, n. 5, p. 571–588, 2007.

BENTLER, P. M. Comparative Fit Indexes in Structural Models. Psychological Bulletin, v. 107, n. 2, p. 238-46, 1990.

BOWDEN, Jana Lay Haw.; GABBOTT, Mark; NAUMANN, Kay. Service relationships and the customer disengagement – engagement conundrum. Journal of Marketing Management, [s. l.], v. 31, n. 7–8, p. 1–33, 2014.

BOWDEN, Jana Lay-Hwa. The process of customer engagement: A conceptual framework. Journal of Marketing Theory and Practice, [s. l.], v. 17, n. 1, p. 63–74, 2009.

BOWDEN, Jana Lay-Hwa. Engaging the student as a customer: a relationship marketing approach. Marketing Education Review, [s. l.], v. 21, n. 3, p. 211–228, 2011.

BRODIE, Roderick; et al. Customer engagement: conceptual domain, fundamental propositions, and implications for research. Journal of Service Research, [s. l.], v. 14, n. 3, p. 252–271, 2011.

COELHO, Filipe. Affect and the adoption of pro-environmental behaviour: A structural model. Journal of Environmental Psychology v. 54 (2017)

COFFMAN, Donna; MACCALLUM, Robert. Using parcels to convert path analysis models into latent variable models. Multivariate Behavioral Research, v. 40, n. 2, 235e259, 2005. http://doi.org/10.1207/s15327906mbr4002_4.

COOPER, Donald; SCHINDLER, Pamela. Métodos de pesquisa em administração. 12 ed., McGraw Hill Brasil, 2016.

CRISTO-ANDRADE, Silveli; ALVES, Helena. Engajamento do cliente: uma revisão sistemática comparando engajamento tradicional e online. Revista Gestão & Conexões, [s. l.], v. 7, n. 2, p. 67–87, 2018.

ECONOMIST INTELLIGENCE UNIT. Consumer engagement premises. New York, NY, 2007, available at: http://www.adobe.com/engagement/pdfs/partI.pdf

HAIR, Joseph F. et al. Essentials of business research methods. [s.l.] : Routledge, 2015.

HAIR, Joseph F.; BLACK, William Cormack; BABIN, Barry; ANDERSON, Rolph. Análise multivariada de dados. Bookman Editora, 2009.

HOLLEBEEK, Linda D. Demystifying customer brand engagement: Exploring the loyalty nexus. Journal of Marketing Management, [s. l.], v. 27, n. 7–8, p. 785–807, 2011.

HU, Li Tze.; BENTLER, Peter. Cutoff criteria for fit indexes in covariance structure analysis: conventional criteria versus new alternatives. Structural Equation Modeling, v. 6, n. 1, p. 1-55, 1999.

ISLAM, Jamid Ul.; RAHMAN, Zillur. The transpiring journey of customer engagement research in marketing: A systematic review of the past decade. Management Decision, [s. l.], v. 54, n. 8, p. 2008–2034, 2016.

Kline, R. B. (2011), Principles and Practice of Structural Equation Modeling (3rd ed.), The Guildford Press, New York.

KUMAR, V. et al. Undervalued or overvalued customers: capturing total customer engagement value. Journal of service research, [s. l.], v. 13, n. 3, p. 297–310, 2010.

LITTLE, Todd, CUNNINGHAM, William A., SHAHAR, Golan WIDAMAN, Keith. To parcel or not to Parcel: Exploring the question, weighing the merits. Structural equation modeling: A Multidisciplinary Journal, v. Vol 9. Routledge, 2002. http://doi.org/10.1207/S15328007SEM0902_1.

MARKETING SCIENCE INSTITUTE (2018), “Research Priorities 2018-2020” Cambridge, Mass.: Marketing Science Institute. Disponível em https://www.msi.org/research/2018-2020-research-priorities/. Acessado em 18 set 2019.

MARRA, Guilherme dos Santos; DAMACENA, Claudio. Engajamento do Consumidor: revisão teórica do conceito e seus antecedentes. REGE - Revista de Gestão, [s. l.], v. 20, n. 2, p. 233–248, 2013.

MARSHALL, Norman W. Commitment, loyalty and customer lifetime value: Investigating the relationships among key determinants. Journal of Business & Economics Research, [s. l.], v. 8, n. 8, p. 67–84, 2010.

MCCULLOCH, Peter et al. No surgical innovation without evaluation: the IDEAL recommendations. The Lancet, [s. l.], v. 374, n. 9695, p. 1105–1112, 2009.

MORGAN, Robert. M. Hunt, Shelby D. The commitment–trust theory of relationship marketing. Journal of Marketing, v. 58, n. 3, 20−38, 1994.

PANSARI, Anita; KUMAR, V. Customer engagement: the construct, antecedents, and consequences. Journal of the Academy of Marketing Science, [s. l.], v. 45, n. 3, p. 294–311, 2017.

PEREIRA, Maria C.; COELHO, Filipe. Mindfulness, Money Attitudes, and Credit; The Journal of Consumer Affairs. Summer 2019 Volume 53, Number 2

QUINLAN, Christina et al. Business research methods. [s.l.]: South Western Cengage, 2019.

SAUNDERS, Mark NK; LEWIS, Philip. Doing research in business & management: An essential guide to planning your project. [s.l.] : Pearson, 2012.

VAN DOORN, Jenny et al. Customer engagement behavior: Theoretical foundations and research directions. Journal of service research, [s. l.], v. 13, n. 3, p. 253–266, 2010.

VARGO, Stephen; LUSCH, Robert. The four service marketing myths: remnants of a goods-based, manufacturing model. Journal of Service Research, [s. l.], v. 6, n. 4, p. 324–335, 2004.

VIVEK, Shiri. et al. A generalized multidimensional scale for measuring customer engagement. Journal of Marketing Theory and Practice, [s. l.], v. 22, n. 4, p. 401–420, 2009.

VIVEK, Shiri.; BEATTY, Sharon; MORGAN, Robert. Customer Engagement: Exploring Customer Relationships Beyond Purchase. Journal of Marketing Theory and Practice, [s. l.], v. 20, n. 2, p. 122–146, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.