ANÁLISE DA SATISFAÇÃO COMO UM PREDITOR DO ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA (IFSC)
Resumo
Na literatura de marketing, o engajamento de clientes é um conceito relativamente novo, no setor educacional, as instituições de ensino superior estão cada vez mais reconhecendo o valor de estabelecer relacionamentos produtivos com estudantes e de obter engajamento destes estudantes. Diante disso, o objetivo do presente artigo é analisar a satisfação como um preditor do engajamento de estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina. Esta pesquisa trata-se de um estudo quantitativo, descritivo na forma de levantamento de campo, envolvendo estudantes matriculados na graduação da Instituição supracitada. Os dados foram analisados com auxílio de técnicas de estatística descritiva e Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados demonstraram alto grau de engajamento dos estudantes pela satisfação, o que evidencia uma relação positiva entre os construtos da pesquisa. Além disso, a pesquisa contribuiu por abordar o tema engajamento de estudantes no contexto brasileiro que de uma instituição de ensino superior e, com a identificação dos três principais preditores, a saber a satisfação tem efeito positivo sobre o engajamento de estudantes; o comprometimento tem efeito positivo sobre o engajamento de estudantes; e a confiança tem efeito positivo sobre o engajamento de estudantes que são preditores do engajamento de estudantes, uma temática com carência de estudos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALVES, Helena; RAPOSO, Mário. Conceptual model of student satisfaction in higher education. Total Quality Management, [s. l.], v. 18, n. 5, p. 571–588, 2007.
BENTLER, P. M. Comparative Fit Indexes in Structural Models. Psychological Bulletin, v. 107, n. 2, p. 238-46, 1990.
BOWDEN, Jana Lay Haw.; GABBOTT, Mark; NAUMANN, Kay. Service relationships and the customer disengagement – engagement conundrum. Journal of Marketing Management, [s. l.], v. 31, n. 7–8, p. 1–33, 2014.
BOWDEN, Jana Lay-Hwa. The process of customer engagement: A conceptual framework. Journal of Marketing Theory and Practice, [s. l.], v. 17, n. 1, p. 63–74, 2009.
BOWDEN, Jana Lay-Hwa. Engaging the student as a customer: a relationship marketing approach. Marketing Education Review, [s. l.], v. 21, n. 3, p. 211–228, 2011.
BRODIE, Roderick; et al. Customer engagement: conceptual domain, fundamental propositions, and implications for research. Journal of Service Research, [s. l.], v. 14, n. 3, p. 252–271, 2011.
COELHO, Filipe. Affect and the adoption of pro-environmental behaviour: A structural model. Journal of Environmental Psychology v. 54 (2017)
COFFMAN, Donna; MACCALLUM, Robert. Using parcels to convert path analysis models into latent variable models. Multivariate Behavioral Research, v. 40, n. 2, 235e259, 2005. http://doi.org/10.1207/s15327906mbr4002_4.
COOPER, Donald; SCHINDLER, Pamela. Métodos de pesquisa em administração. 12 ed., McGraw Hill Brasil, 2016.
CRISTO-ANDRADE, Silveli; ALVES, Helena. Engajamento do cliente: uma revisão sistemática comparando engajamento tradicional e online. Revista Gestão & Conexões, [s. l.], v. 7, n. 2, p. 67–87, 2018.
ECONOMIST INTELLIGENCE UNIT. Consumer engagement premises. New York, NY, 2007, available at: http://www.adobe.com/engagement/pdfs/partI.pdf
HAIR, Joseph F. et al. Essentials of business research methods. [s.l.] : Routledge, 2015.
HAIR, Joseph F.; BLACK, William Cormack; BABIN, Barry; ANDERSON, Rolph. Análise multivariada de dados. Bookman Editora, 2009.
HOLLEBEEK, Linda D. Demystifying customer brand engagement: Exploring the loyalty nexus. Journal of Marketing Management, [s. l.], v. 27, n. 7–8, p. 785–807, 2011.
HU, Li Tze.; BENTLER, Peter. Cutoff criteria for fit indexes in covariance structure analysis: conventional criteria versus new alternatives. Structural Equation Modeling, v. 6, n. 1, p. 1-55, 1999.
ISLAM, Jamid Ul.; RAHMAN, Zillur. The transpiring journey of customer engagement research in marketing: A systematic review of the past decade. Management Decision, [s. l.], v. 54, n. 8, p. 2008–2034, 2016.
Kline, R. B. (2011), Principles and Practice of Structural Equation Modeling (3rd ed.), The Guildford Press, New York.
KUMAR, V. et al. Undervalued or overvalued customers: capturing total customer engagement value. Journal of service research, [s. l.], v. 13, n. 3, p. 297–310, 2010.
LITTLE, Todd, CUNNINGHAM, William A., SHAHAR, Golan WIDAMAN, Keith. To parcel or not to Parcel: Exploring the question, weighing the merits. Structural equation modeling: A Multidisciplinary Journal, v. Vol 9. Routledge, 2002. http://doi.org/10.1207/S15328007SEM0902_1.
MARKETING SCIENCE INSTITUTE (2018), “Research Priorities 2018-2020” Cambridge, Mass.: Marketing Science Institute. Disponível em https://www.msi.org/research/2018-2020-research-priorities/. Acessado em 18 set 2019.
MARRA, Guilherme dos Santos; DAMACENA, Claudio. Engajamento do Consumidor: revisão teórica do conceito e seus antecedentes. REGE - Revista de Gestão, [s. l.], v. 20, n. 2, p. 233–248, 2013.
MARSHALL, Norman W. Commitment, loyalty and customer lifetime value: Investigating the relationships among key determinants. Journal of Business & Economics Research, [s. l.], v. 8, n. 8, p. 67–84, 2010.
MCCULLOCH, Peter et al. No surgical innovation without evaluation: the IDEAL recommendations. The Lancet, [s. l.], v. 374, n. 9695, p. 1105–1112, 2009.
MORGAN, Robert. M. Hunt, Shelby D. The commitment–trust theory of relationship marketing. Journal of Marketing, v. 58, n. 3, 20−38, 1994.
PANSARI, Anita; KUMAR, V. Customer engagement: the construct, antecedents, and consequences. Journal of the Academy of Marketing Science, [s. l.], v. 45, n. 3, p. 294–311, 2017.
PEREIRA, Maria C.; COELHO, Filipe. Mindfulness, Money Attitudes, and Credit; The Journal of Consumer Affairs. Summer 2019 Volume 53, Number 2
QUINLAN, Christina et al. Business research methods. [s.l.]: South Western Cengage, 2019.
SAUNDERS, Mark NK; LEWIS, Philip. Doing research in business & management: An essential guide to planning your project. [s.l.] : Pearson, 2012.
VAN DOORN, Jenny et al. Customer engagement behavior: Theoretical foundations and research directions. Journal of service research, [s. l.], v. 13, n. 3, p. 253–266, 2010.
VARGO, Stephen; LUSCH, Robert. The four service marketing myths: remnants of a goods-based, manufacturing model. Journal of Service Research, [s. l.], v. 6, n. 4, p. 324–335, 2004.
VIVEK, Shiri. et al. A generalized multidimensional scale for measuring customer engagement. Journal of Marketing Theory and Practice, [s. l.], v. 22, n. 4, p. 401–420, 2009.
VIVEK, Shiri.; BEATTY, Sharon; MORGAN, Robert. Customer Engagement: Exploring Customer Relationships Beyond Purchase. Journal of Marketing Theory and Practice, [s. l.], v. 20, n. 2, p. 122–146, 2012.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548
Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181