A INSERÇÃO DO BUSINESS INTELLIGENCE NA GESTÃO DE CUSTOS DE UMA REDE DE CLÍNICAS POPULARES DE FORTALEZA

Ana Raquel Silva Rocha, Mario Augusto Parente Monteiro, Jorge Luiz de Souza Evaristo, Andressa Aguiar Araújo

Resumo


A presente pesquisa possui como objetivo geral compreender os impactos da inserção do Business Intelligence (BI) na gestão de custos de uma rede de clínicas populares de Fortaleza. A revisão de literatura contempla, numa primeira parte, a análise do mercado de saúde privada do Brasil, e numa segunda parte, a gestão de custos contextualizada, destacando a importância da tecnologia como uma aliada à operacionalização dessa prática, explicitando o BI como uma alternativa para tal finalidade. Metodologicamente, a pesquisa foi orientada por uma abordagem de métodos mistos, com a estratégica de estudo de caso. Os resultados permitiram a análise do comportamento da eficiência em custos da organização antes, durante e após a implementação do BI, possibilitando a conclusão de que os impactos dessa inovação na gestão de custos da rede de clínicas populares estudada foram positivos.


Palavras-chave


Clínicas Populares; Gestão de Custos; Business Intelligence; Inovação.

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