A LIDERANÇA COMO FACILITADORA PARA A INOVAÇÃO E MELHORIA CONTÍNUA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE TELEFONIA
Resumo
O objetivo é mostrar como a liderança pode facilitar a integração da melhoria contínua com a inovação, na perspectiva da inovação contínua nas organizações. Para tal, foi realizada uma revisão de literatura complementar, a qual apresenta um panorama sobre a relação entre os conceitos “liderança”, “melhoria contínua” e “inovação”, como impulsionadores da inovação contínua nas organizações. A relevância deste trabalho está em analisar a influência que a liderança pode exercer em um sistema produtivo, particularmente nos seus processos de criatividade, inovação e melhoria contínua, potencializando suas perspectivas de inovação contínua, que foram salientadas por meio da realização de um estudo de caso com a aplicação do método Kaizen em uma empresa de telefonia. Como resultado deste estudo de caso, pode-se evidenciar que a empresa analisada constatou que é mais acertado compartilhar ideias e insights, do que apenas distribuir documentação ou permitir acesso às bases de dados. Salienta-se que o conhecimento é uma construção cognitiva individual, a qual é significativamente ampliada no relacionamento social e, portanto, as pessoas são os elementos fundamentais nos processos de criação, conversão e compartilhamento do conhecimento porque são elas que criam, compartilham e utilizam os conhecimentos.
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