A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS PARA UMA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA: UM ESTUDO DE CASO
Resumo
RESUMO
Observando o ambiente competitivo em que as organizações procuram maior competitividade e diferenciação no mercado, o presente artigo destina-se para um diagnóstico das competências individuais de funcionários de uma instituição de ensino superior. Fundamentando-se nas teorias da Gestão por Competências, esse mais contemporâneo padrão gerencial tem-se apresentado como uma das opções para a administração de pessoas ordenando de maneira eficiente os colaboradores aos objetivos da empresa assegurando o sucesso empresarial. As considerações aqui apresentadas, constitui-se em um estudo de caso de emprego da Gestão por Competências em uma pequena instituição de ensino privada, a partir do mapa de competências necessárias aos funcionários da empresa estudada. Assim sendo, se apresenta uma metodologia para a administração de métodos e políticas que favoreçam a análise e estruturação de estratégias de Gestão de Pessoas para incorporação de valores que devem ser apreendidos pelos clientes internos e externos.
PALAVRAS-CHAVE: Competências pessoais; Gestão por Competências; Gestão de Pessoas.
ABSTRACT
Noting the competitive environment in which organizations seeking greater competitiveness and market differentiation, this article is intended for a diagnosis of the individual skills of employees of a higher education institution. Basing on the theories of Management Skills, the more contemporary management standard it has been presented as one of the options for managing people effectively ordering employees to company goals ensuring business success. The considerations presented here, is in an employment case study of Management Skills in a small private educational institution, from the map of competencies needed by employees of the company studied. Therefore, it presents a methodology for the management methods and policies that favor the analysis and structuring of Personnel Management strategies for incorporating values that should be seized by internal and external customers.
KEYWORDS: Personal Skills; Management Skills; People management.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548
Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181