Adoção do comércio eletrônico por pequenas empresas: implicações para o comércio exterior

Marco Aurélio Alves de MENDONÇA, Ricardo Mazorra PERES FILHO, Luciana Franco GOLONI

Resumo


RESUMO

As pequenas empresas têm grande importância na economia brasileira.Com a inovação cada vez maior de tecnologias e o surgimento das tecnologias de informação, surgiu a oportunidade para as empresas, independente de tamanho, de comercializar por redes virtuais. O comércio eletrônico está firmando-se a cada dia e sua adoção por parte das empresas de menor porte pode ser oportuna, embora existam riscos. Em termos de exportações, as pequenas empresas brasileiras têm participação satisfatória, e a possibilidade de se fazer uso da Internet para exportar é algo real. Este artigo pretende sugerir tópicos para melhor estudo do assunto.

Palavras-chave: pequena empresa, comércio eletrônico, comércio exterior.

 

 

ABSTRACT

Small sized enterprises have an important participation in Brazil’s economy.The information technologies created new opportunities for firms through the virtual net. The electronic commerce is an important tool and its adoption by small enterprises is considered a good deal, even though there are risks to be considered. In terms of exportation, small firms can improve its participation if they can use the Internet. This paper suggests issues for research in this agenda.

Keywords: small enterprises, electronic commerce, foreign trade.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.