Auditoria interna de recursos humanos: análise em uma cooperativa de crédito
Resumen
A auditoria é fundamental no que se refere aos controles nas organizações, sendo uma importante ferramenta de auxílio para a melhoria contínua nos trabalhos que estão sendo realizados. A auditoria interna tem como objetivo principal atender as necessidades da administração da organização, auxiliando os gestores nas tomadas de decisões. O objetivo principal é analisar a importância da auditoria de recursos humanos em uma cooperativa de crédito e quais os itens de verificação durante o trabalho de auditoria. Utilizou-se a pesquisa descritiva, bibliográfica e a pesquisa de campo com a aplicação de uma pesquisa realizada com os gestores de recursos humanos e os auditores internos da cooperativa pesquisada. Os resultados apontaram que na cooperativa houve redução de riscos trabalhistas e consequentemente, perdas financeiras e exposição de imagem da organização. Outro levantamento realizado foram os itens de verificação que fazem parte do escopo de trabalho da auditoria de recursos humanos, sendo que foi identificado que alguns itens que podem oferecer riscos a cooperativa, não fazem parte do escopo de trabalho da auditoria, sendo este item sugerido para inclusão nos trabalhos a serem realizados pela área.
Palavras-chave: auditoria, auditoria de recursos humanos, subsistema de controle.
ABSTRACTThe audit is crucial with regard to controls in organizations, being an important tool to aid the continuous improvement in the works being performed. Internal audit's main objective is to meet the needs of the organization's management, assisting managers in decision making. The main objective is to analyze the importance of the audit of human resources at a credit union and which items to check during the audit work. We use descriptive research, bibliographic and field research with the application of an interview with human resources managers and internal auditors of the cooperative studied. The results showed that there was a reduction in cooperative labor risk and thus, financial losses and image exposure of the organization. Another survey were checking the items that are part of the work scope of the audit of human resources, being identified that some items that might pose risks to cooperative, do not make part of the scope of audit work, being this item suggested to inclusion in the works to be performed in this area.
Key Words: audit, human resources’ audit, control subsystem.Texto completo:
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Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548
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