Reformulação no modelo de gestão por competências na Volvo do Brasil

Tatiane Luzia BORA, Diego Maganhotto CORAIOLA

Resumo


RESUMO

Nos últimos anos, temas relacionados à gestão por competências foram amplamente discutidos, tanto no ambiente acadêmico quanto no empresarial, associado às diferentes instâncias de compreensão: no nível da pessoa (à competência do indivíduo) e das organizações (às core competences). Tendo em vista o cenário competitivo e a necessidade de gerenciar pessoas, apresenta-se um estudo acerca da gestão de competências no intuito de contribuir para a reflexão e a busca de soluções efetivas dessa problemática. Esta pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso realizado na empresa Volvo do Brasil. As informações sobre a reformulação no modelo foram obtidas mediante consulta nos documentos da empresa e entrevistas realizadas com gerentes. A organização já possuía um modelo de gestão por competências, mas decidiu realizar a reformulação na estrutura do modelo em função da perda de eficácia para a gestão das competências organizacionais e como forma de adequar-se às últimas práticas desenvolvidas e disseminadas no mercado.

Palavras-chave: gestão por competências, Volvo do Brasil, avaliação de desempenho, remuneração.


ABSTRACT

 

In recent years, issues related to competency management have been widely discussed, both in academia and in business, coupled with different levels of understanding: the level of the person (the competence of the individual) and organizations (the core competences). Given the competitive landscape and the need to manage people, a study about competence management is presented in order to contribute to the discussion and development of effective solutions to this problem. Thisresearch was conducted through a case study conducted at Volvo do Brasil. The information about the changes in the model were gotten at corporation documents and interviews with managers. The organization already had a competence based model but decided to reformulate it due to efficacy losses at the management of organizational competences and as a way to freshen the model with new practices shared at industry.

Keywords: competency management, Volvo do Brasil, performance evaluation, compensation.


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