NÍVEIS DE MATURIDADE EM USO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO DE EMPRESAS
Resumen
Objetivo: Caracterizar a relação entre o nível de maturidade em uso de Inteligência Competitiva e o desempenho econômico-financeiro na população das 500 maiores empresas, sediadas no Brasil.
Metodologia: A pesquisa é de natureza quantitativa. Os dados coletados foram processados estatisticamente por meio de Análise Fatorial Exploratória (AFE) e Análise Fatorial Confirmatória (AFC). Os softwares estatísticos SPSS e Structural Equation Modeling (SEM) são utilizados para variâncias e covariâncias e para testar o modelo resultante da hipótese de pesquisa por meio da técnica Partial Least Squares, utilizando o Smart PLS-PM 2.0.
Originalidade: A influência da IC no desempenho econômico-financeiro das empresas é intuitivamente positiva, como preconiza a literatura especializa, como apontam Yap e Abdul (2011) e Adidam, Banerjee e Shukla (2012), no entanto, sua relação, em termos de intensidade, com base no grau de maturidade em uso da IC sobre o desempenho econômico-financeiro não havia ainda sido alvo de estudos, o que constitui uma lacuna científica que passa a ser objeto desta pesquisa.
Resultados: Os principais resultados mostram que a maioria das empresas concentram-se nos níveis 2 Formal, 3 Disciplinado e 4 Controlado. Por meio da AFC foi possível demonstrar a significância da relação linear cumulativa de maturidade em uso de IC e o Desempenho Econômico-Financeiro (DEF) das empresas. Pode-se concluir que a maturidade em uso de IC ainda em níveis mais baixos, nas empresas pesquisadas, é a causa da existência de significatividade da relação positiva (acima de 1.96), porém não em nível suficiente para garantir o padrão confirmatório (2.58), exigível pelos parâmetros estatísticos.
Contribuições teóricas/metodológicas: Esta pesquisa contribui para avanços teóricos e gerenciais em administração. Resultados de pesquisas anteriores são baseados em abordagens mal projetadas para o problema, levando a conclusões questionáveis. Alguns trabalhos carecem de critérios para níveis de categorização, e outros carecem dos limites da influência dos Sistemas de Inteligência Competitiva (SIC). Esta pesquisa, no entanto, aborda o estudo com base em um modelo teórico validado de maturidade do SIC, com base em parâmetros, indicadores e métricas claramente definidos, permitindo demonstrar objetivamente a influência do SIC no desempenho econômico-financeiro da empresa, à medida que a maturidade do SIC aumenta.
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Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548
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