Intenção Empreendedora na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT): Campus de Cuiabá e Rondonópolis

Cecília Arlene Moraes, Suzete Antonieta Lizote

Resumo


Objetivo do estudo: Investigar a intenção empreendedora (IE) de estudantes do Curso de Bacharelato em Administração, em uma instituição de ensino superior (IES) pública, em Mato Grosso, Brasil, nas cidades de Cuiabá e de Rondonópolis.

Metodologia/Abordagem: O método foi quatitativo, com abordagem descritiva, adotando a Análise Fatorial Exploratória (AFE) unidimensional, com o intuito de confirmar a validade interna dos construtos da Teoria do Comportamento Planejado (TCP) e externos sobre o contexto onde a IES está inserida e as politicas públicas para empreendedorismo. Utilizou-se o Entrepreneurial Intention Questionnaire (EIQ) para coleta de dados, onde 475 estudantes de Administração responderam à pesquisa, sendo 279 em Cuiabá e 196 em Rondonópolis. 

Originalidade/Relevância: O uso da abordagem da TCP e do instrumento EIQ, em dois campus de uma IES, reforça e amplia a validade teórica de construtos internos e externos.

Principais resultados: A baixa intenção empreendedora entre os estudantes do Curso de Bacharelato em Administração, de Cuiabá e Rondonópolis, se  revelou desde o inicio. Há influência contextual externa, em detrimento à variável atitude pessoal.

Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo contribui com a teoria da TCP e com as pesquisas sobre IE, ampliando o entendimento de que o contexto onde as IES estão inseridas e as políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo podem também influenciar a intenção de empreender de estudantes universitários.

Contribuições para a gestão: Com modelo teórico consolidado e com instrumento de coleta de dados validado, o estudo poderá ser replicado em IES, de acordo com seu ambiente e as características específicas, oportunizando investigar a IE de alunos de cursos de graduação, em Administração.

Palavras-chave


Intenção Empreendedora; Teoria do Comportamento Planejado; Educação Empreendedora

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.