ORÇAMENTO PÚBLICO E SUA IMPORTÂNCIA NA GESTÃO PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MAURITI-CE

AÉLIA DE SOUSA JANUÁRIO, JULIANA CARVALHO DE SOUSA, PABLO MARLON MEDEIROS DA SILVA, ARTHUR WILLIAM PEREIRA DA SILVA, ALINE FRANCILURDES NERY DO VALE

Resumo


O Estado, em suas funções de arrecadar, planejar e aplicar os recursos na prestação de serviço e aquisição de bens públicos tem a finalidade de buscar suprir as necessidades sociais utilizando técnicas eficazes para planejamento orçamentário. Diante desse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar como ocorre o processo de planejamento e elaboração do Orçamento Público da Prefeitura Municipal de Mauriti-CE. Para fins do estudo foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, fazendo-se o uso de entrevistas semiestruturadas a quatro sujeitos de pesquisa responsáveis pelas decisões de planejamento e execução do orçamento público. Os resultados apontaram a importância da participação popular através do Orçamento Participativo, e que em Mauriti a população tem voz ativa para solicitar, mas a questão da falta de recursos vem atrasado e atrapalhando o andamento de solucionar as demandas. Considera-se que se desenvolva e implante mecanismos de conscientização estratégica, apoiados por medidas urgentes de correção, atualização e até reformulação de procedimentos, para o fortalecimento da estrutura administrativa municipal, com fulcro na melhoria da prestação dos serviços públicos locais sob a égide da Gestão.

 


Palavras-chave


Orçamento público. Planejamento orçamentário. Orçamento Participativo

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, A. B.; GOMES, S. E. R.; AFFONSO, A. G. Lei de responsabilidade fiscal comentada e anotada. 3 ed. São Paulo: editora Juarez de Oliveira, 2001.

ANDRADE, N.A. Planejamento governamental para municípios: plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual. São Paulo: Atlas, 2012. 300p.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 3 ed. rev. e atual. Lisboa: Ed. 70, 2004.

CERVO, F. P. O orçamento público como instrumento de planejamento e controle. Disponível em:.Acesso em: 17 mar. 2018.

FERREIRA, 1999. Repensando e ressignificando a gestão democrática da educação na cultura globalizada. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/es/v25n89/22619.pdf> Acessado em 14 de set.2018.

GIACOMONI, J. Orçamento público – 15.ed. – São Paulo: Atlas, 2010.

GIACOMONI, J.; PAGNUSSAT, J. L. (Orgs). Planejamento e Orçamento: coletânea. Brasília: ENAP, 2006. v. 2.

LIMA, D. V.; CASTRO, R. G. Contabilidade pública: integrando união, estados e municípios (SIAFI e SIAFEM). São Paulo: Atlas, 2003.

LUNKES, R. J. Manual de orçamento. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: edição compacta, São Paulo: Atlas, 1996.

MERRIAM, S. Qualitative Research and Case Study Applications in Education. San Francisco: Jossey-Bass, 1998. (p. 26- 43).

MUSGRAVE, Richard A.; MUSGRAVE, Peggy B. Finanças Públicas: teoria e prática. Rio de Janeiro: Campus,1980.

PEREIRA, J. M. Finanças Públicas – 6.ed. – São Paulo: Atlas, 2012.

RICHARDSON, R. J. Social: métodos e técnicas, 3. ed São Paulo: Atlas, 2008. 334p.

SANTOS, R. Plano plurianual e orçamento público / Rita de Cássia Santos. – 3. ed. rev. ampl. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2015. 189p. : il.

SOSTMEIER, P. Planejamento e aplicação do orçamento público no governo municipal, 2012. Disponível em:Acesso em: 22 fevereiro 2018.

SOUZA, C. 2001. Construção e consolidação de instituições democráticas: papel do Orçamento Participativo. São Paulo em Perspectiva, v. 15, n. 4, pp. 84-97.

WILLCOCKS, L. Managing Information Systems in U. K. Public Administration: Issues and Prospects. Public Administration. [S.L.]: Spring 1994.

YIN, R. K. Qualitative research from start to finish, New York: The Guilford Press, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.