PROMOÇÃO DA ACCOUNTABILITY E TRANSPARÊNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO

LEANDRO CURTY BERGAMINI

Resumo


Na medida em que as funções do Estado se alteram para atender aos propósitos de novos tempos, os modelos de gestão se alinham a essas novas demandas. Desta forma, as organizações públicas vêm sendo cobrada, seja pelo governo (legislação), seja pela sociedade (controle social), para que tenham suas ações divulgadas de forma transparente e com uma preocupação constante em atender aos anseios e necessidades da sociedade, dentro da missão da Instituição. O presente estudo tem como tema a accountability, observada através do elemento da transparência das informações e propõe verificar a sua promoção no âmbito de uma Instituição Federal de Ensino. Atualmente, a legislação vigente no Brasil propõe claramente o caminho da accountability às organizações públicas, porém, ainda se observa ser um caminho a ser percorrido. A pesquisa, do tipo descritiva e exploratória, caracteriza-se por um estudo de caso, com abordagem mista (qualitativa e quantitativa), e demostrou que nesta Instituição, quanto ao aspecto da transparência das informações precisa haver uma melhora, já que no ainda carece de procedimentos padronizados que permitam à sociedade a observância da informação, especificamente relacionadas à Execução orçamentária.


Palavras-chave


Accountability. Gerencialismo. Controle Social. Transparência.

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