A Revolução do Setor Postal – Aplicação do Modelo emcc em Dois Correios Europeus
Resumen
O presente estudo tem as finalidades de contextualizar e descrever brevemente, com o uso da metodologia da European monitoring centre on change (METHOD..., 2008), o processo de revolução do setor postal da União Européia e, em especial, duas reestruturações de Correios, para contribuir com as discussões sobre o setor postal brasileiro que começaram a surgir de forma mais intensa nos últimos anos. Os dois casos escolhidos como representantes dessa revolução setorial foram o alemão (depois Deutsche Post DHL AG) e o dos Países Baixos (depois TNT Post NL). Essas escolhas se deveram à dimensão das reestruturações empreendidas em ambas as empresas, as quais compreenderam várias mudanças internas, expansão dos negócios nacionalmente e internacionalmente, fusão, aquisição, offshoring, encerramento de atividades, outsourcing e relocation. Os principais resultados dessas transformações nestes Correios foram a expansão da rede em termos de capacidade, diversidade e cobertura, a diversificação dos negócios, ampliação de produtos e serviços, oferecimento de soluções completas para os clientes (one-stop-shopping), incorporação de novas tecnologias, o que os tornou menos vulneráveis ao efeito substituição da correspondência física em suporte de papel pelos novos meios de comunicação.
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Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548
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