MAXIMIZAÇÃO DO LUCRO: ESTUDO DE CASO REALIZADO EM EMPRESA DO COMÉRCIO EXTERIOR PARANAENSE
Resumen
RESUMO
Geralmente, as Micro e Pequenas Empresas – MPEs numa ótica de curto prazo são atrativas ao se analisar o indicador de rentabilidade. Já em sua análise de médio e longo prazo, apresentam várias deficiências relacionadas a sua gestão da informação, sejam decorrentes da engenharia da informação aplicada ou dos sistemas da informação adotados, bem como na sua gestão processual e financeira, as quais são responsáveis por impactos e performances desastrosas, visto que geralmente as MPEs não dispõe de mecanismos que objetivem a sua maximização dos lucros para o médio e longo prazo, situação esta que resulta na sua extinção, em média, após o seu quarto ano de existência. Desta maneira, o presente estudo de caso objetiva demonstrar que as MPEs podem gerar e maximizar seu lucro, através da adoção de metodologias e ferramentas como Lean Office e Fluxo Enxuto da Informação – FEI, conforme estudo realizado em empresa voltada para o Comércio Exterior, situada na Cidade de Curitiba, Estado do Paraná, no período compreendido entre 2011 e 2013, o qual demostrou que a adoção de tais ferramentas é positiva e de retorno relativamente rápido, melhorando sua performance e maximizando seu lucro em R$ 613.320,38 no período em questão, bem como demonstrar que as práticas aplicadas na companhia são atemporais e podem ser adaptadas para as MPEs de várias regiões e setores, obtendo resultados similares aos alcançados pela companhia em questão.
Palavras-chave: lucros; Comércio Exterior, Sistemas de Informação; Engenharia da Informação.
Abstract
Usually, small and micro business (SME), under a short term perspective, is attractive if analyzed the profitability indicators. Though analyzing medium and long term, those businesses present a lot of deficiencies related to the information management, being them due applied information engineering or adopted information systems, as well the managerial finances and processes management, they are responsible for impacts and disastrous performances, since usually these kind of business do not dispose tools that intend the profit boost,in medium and long term. As a consequence of these factors, in average, after the fourth year, the business ceases its operations. Thereby, the present case study intends to demonstrate that SMEs can generate and boost its profit, throughout the adoption of tools and methods as Lean Office and Lean Flow of Information according case study performed in a foreign trade company, located in Curitiba, Paraná, in the period between 2011 and 2013, that demonstrated that adopting those tools is positive and has a relatively fast return of investment, improving its performance and boosting its profit in R$ 613.320,38 in the period above stated, as well as demonstrating that these applied practices are timeless and are adaptable to SMEs in various sectors and regions, achieving similar results to those obtained by the company where the case was conducted.
keywords: profits; Foreign Trade; Information Systems; Information Engineering.
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Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548
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