ELABORAÇÃO DO TCC: IMPLICAÇÕES COGNITIVAS, EMOCIONAIS E PSICOLÓGICAS RELACIONADAS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO

Abílio Azevedo Silva Neto, Jairo de Carvalho Guimarães

Abstract


O objetivo da pesquisa é descrever a percepção dos egressos dos Cursos de Administração, Ciências Biológicas, Enfermagem e Pedagogia do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), da UFPI, no que diz respeito aos fatores cognitivos, emocionais e psicológicos que influenciam a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). De abordagem quantitativa, natureza descritiva-exploratória e com utilização do método survey, por intermédio do instrumento Google Forms, foram encaminhados 137 questionários, obtendo-se 37 respostas. Os resultados demonstraram que inúmeros fatores influenciam na elaboração do TCC, indicando que alguns procedimentos precisam ser aperfeiçoados no sentido de tornar exitosa a trajetória estabelecida entre professor e estudante. Tendo em vista que os elementos de cunho cognitivo, emocional e psicológico estão relacionados no processo desde a origem, sugere-se que professores e orientandos possam estabelecer novas diretrizes com o fito de evitar desgastes na produção do TCC.


Keywords


Monografia; Artigo Científico; Graduação; Administração.

References


BARTH-TEIXEIRA, E.; FROEMMING, L. M. S.; DREWS, G. A.; ZAMBERLAND, L. Relação Orientador-Orientandos e seus reflexos na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): Uma Avaliação no Curso de Administração da Unijuí In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, 9; CONGRESSO INTERNACIONAL IGLU, 2., 2011, Florianópolis. Anais... 2011. Florianópolis-SC, 2011.

CARBONI, R. M.; NOGUEIRA, V. de O. Facilidades e dificuldades na elaboração de trabalhos de conclusão de curso. ConSciaentiae Saúde, São Paulo, v. 3, n. 3, p. 65-72, 2004. DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v3i0.321

COSTA, J. E. S. Fatores que afetam o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso: um estudo com discentes e docentes do curso de Ciências Contábeis. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2019.

CUNHA, L. C.; VOGT, M.; BIAVATTI, V. T. Contribuições do Trabalho de Conclusão de Curso e do Estágio Curricular para a aprendizagem: percepção dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis. Revista Contabilidade Vista & Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 57-78, jan./abr., 2015.

DURANTE, D. G., RIBEIRO, J. L. de S.; ROCHA, T. L. C. G. Produção monográfica: significados e dificuldades na visão dos estudantes. Revista de Gestão e Secretariado, São Paulo, v. 10 n. 1, p. 26-46, jan./abr., 2019.

FAVA-DE-MORAES, F.; FAVA, M. A Iniciação Científica: muitas vantagens e poucos riscos. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 73-77, mar., 2000. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-88392000000100008

FOWLER Jr., F. J. Pesquisa de levantamento. Porto Alegre: Penso, 2011.

FREITAS, T. C. S. A Percepção dos Discentes sobre as Dificuldades na Produção do Trabalho Acadêmico. In: ANPED Sul, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais... 2012. Caxias do Sul-RS, 2012.

GUEDES, H. T. V.; GUEDES, J. C. Avaliação, pelos Estudantes, da Atividade “Trabalho de Conclusão de Conclusão de Curso” como Integralização do Eixo Curricular de Iniciação à pesquisa Científica em um curso de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 2, p. 162-171, 2012. DOI: 10.1590/S0100-55022012000400003.

MACHADO, D. P.; MACHADO, D. G.; SOUZA, M. A.; SILVA, R. P. Incentivo à Pesquisa Científica durante a Graduação em Ciências Contábeis: um estudo nas universidades do Estado do Rio Grande Do Sul. RIC – Revista de Informação Contábil, v. 3, n. 2, p. 37-60, abr./jun., 2009.

MARTINELO, D. P. Trabalho de Conclusão de Curso: Elementos Inibidores e Facilitadores: Um estudo no Curso de Ciências Contábeis em uma Instituição de Ensino Superior filiada ao Sistema ACAFE. In: CONGRESSO UFSC DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE, 3., 2009, Florianópolis. Anais... Florianópolis-SC, 2009.

MARTINS, G. A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

McKERNAN, J. Currículo & imaginação: teoria do processo, pedagogia e pesquisa-ação. Porto Alegre: Artmed, 2009.

MEDEIROS, B. C.; SILVA, G. G.; NOVAIS, S. M. Dificuldades Técnicas e Operacionais na elaboração de Trabalhos Monográficos em Administração: um enfoque metodológico. Revista INTERFACE, Natal, v. 8, n. 1, p. 70-85, jan./jun., 2011.

MERG, C. R. A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso no Curso de Administração da Unijuí: significados, facilidades e dificuldades. 2012. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – UNIJUÍ, Panambi, 2012.

NASCIMENTO, R. V. do; MENEZES, J. B. F. de; PANTOJA, L D. M.; PAIXÃO, G. C. Relação Orientando e Orientador na construção de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em uma graduação a distância: a visão dos discentes. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR À DISTÂNCIA,15; CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR À DISTÂNCIA, 4., 2018, Natal. Anais... Natal-RN, 2018.

OLIVEIRA, G. A. P. A concepção de egressos de um Curso de Pedagogia acerca da contribuição do Trabalho de Conclusão de Curso. 2003. 129 f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

PEIXOTO, E. P. de A.; FRANÇA, R. D.; ANDRADE, E. P. A.; MENÊSES, F. A. F. A Contribuição da Iniciação Científica na Elaboração do TCC no Curso de Ciências Contábeis sob a Ótica do Corpo Discente: uma Pesquisa nas IES Públicas do Estado da Paraíba. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE, 9., 2014, São Paulo. Anais... São Paulo, SP, 2014.

PRODANOV, C. C; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SANTOS, C. K. S.; LEAL, E. A.; NUNES, I. V.; SILVA, T. D. Pesquisa Científica no Curso de Ciências Contábeis: limites e contribuições ao aluno na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, João Pessoa, v. 5, n. 3, p. 140-156, set./dez., 2017. DOI:10.18405/recfin20170308

SEVERINO, A. J. Pós-graduação e Pesquisa: o processo de produção e de sistematização do conhecimento. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 9, n. 26, p. 13-27, jan./abr., 2009.

SILVA, A. G.; MORAIS, F. M. S. G.; FARIAS, I. P.; MEDEIROS, P. M.; ARAÚJO, J. G. N. Dificuldades do Docente no processo de orientação em Trabalhos de Conclusão de Curso: um estudo em Cursos de Ciências Contábeis em Instituições de Ensino Superior da Grande Recife. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, João Pessoa, v. 7, n. 1, p. 20-38, jan./abr., 2019. DOI:10.22478/ufpb.2318-1001.%Yv%vn%i.36118

SOUSA, J. M. T.; MARQUES, H. V. C. F. Contribuições da Iniciação Científica no processo de ensino e aprendizagem em Química. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 18, n. 3, p. 31-39, set./dez., 2011.

SOUSA, V. K. S. S.; SILVA NETO, A. A.; GUIMARÃES, J. C. Produção Monográfica: Uma Análise com os Formandos do Curso de Bacharelado em Administração. Revista Valore, v. 4, p. 480-491, 2019.

VIANA, C. M. Q. Q.; VEIGA, I. P. A. O diálogo acadêmico entre orientadores e orientandos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 222-226, dez./set., 2010.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.